Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado!

Dormir mal coloca a saúde do coração em risco

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 out 2019 às 09:07
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tá na cara quem está com sono acumulado: as olheiras aparecem, a pessoa fica com uma expressão cansada e bocejando. Entretanto, o que não é possível perceber com tanta facilidade é que a privação crônica e/ou a falta de qualidade de repouso prejudicam muito o organismo e o coração é uma das principais vítimas.

Isso porque, quando se está na cama, o sistema cardiovascular passa por um momento de repouso, no qual a frequência cardíaca e a pressão arterial são reduzidas e esse processo é essencial para manter a saúde do peito em ordem. Por isso, quem dorme mal tem muito mais chance de sofrer com problemas cardíacos, relação que já foi comprovada por diversos estudos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma das pesquisas foi feita na EPM (Escola Paulista de Medicina) com 1.042 voluntários e mostrou que o risco é ainda maior para aqueles que sofriam com apneia, um problema que costuma estar associado ao ronco e leva a interrupções na respiração durante o sono que se repetem, no mínimo, cinco vezes durante uma hora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


A explicação para esse quadro é simples: nos casos mais intensos, a pessoa acaba tendo uma baixa no índice de oxigênio na circulação e o sistema nervoso simpático, aquele que prepara o corpo para reagir diante de situações extremas, como medo e estresse, libera adrenalina para manter o organismo funcionando adequadamente, provocando uma contração dos vasos sanguíneos, o que, além de elevar as chances da pressão ir para as alturas, aumenta o risco de infarto, explica o cardiologista Hélio Castello.

Publicidade


Por isso, o fato das pessoas estarem levando uma vida cada vez mais louca, na qual as horas entre os lençóis muitas vezes perdem a vez para os mil e um compromissos do dia, o que tem se tornado um hábito para 60% dos brasileiros - sem falar no estresse, que também prejudica a qualidade do sono - contribuem para os 400 mil casos de infarto agudo do miocárdio, o nome técnico do quadro, que ocorrem por ano no Brasil e fazem com que as doenças cardiovasculares sejam as principais causas de morte no país, chegando a 300 mil pessoas.


E esse panorama tende a piorar: uma pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que, em 2024, o Brasil deve ocupar o topo da lista mundial de mortes por doenças cardiovasculares. Cada pessoa tem uma necessidade individual de sono, mas a maioria dos adultos precisa repousar entre sete e oito horas diariamente da maneira adequada.

Segundo o cardiologista Marcelo Cantarelli, tomar alguns cuidados pode melhorar a qualidade do descanso, como ter horários regulares para adormecer e despertar, ir para a cama somente na hora de dormir, manter o quarto escuro e silencioso, fazer uma refeição moderada no jantar e largar os aparelhos eletrônicos quando estiver chegando a hora do descanso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade