Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Proteção contra H1N1

Excesso de álcool gel pode causar lesões na pele

Redação Bonde
09 set 2009 às 17:41
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há meses a mídia vem dando destaque para a onda de gripe suína no Brasil e pelo mundo. Devido à eminente ameaça de pandemia, foram iniciadas diversas campanhas de prevenção da doença, com esclarecimentos à população sobre os métodos existentes para nos proteger do contágio pelo vírus H1N1. Destaca-se dentre os cuidados recomendados nesse caso, a importância do hábito de mantermos as mãos constantemente limpas, lavando-as com água e sabão, ou as esterelizando com álcool em gel, diversas vezes vezes ao dia.

Indicado por médicos infectologistas como uma das formas mais eficientes de se combater a transmissão do virus H1N1, pouco ou nada se ouve falar ou se lê, sobre os males que pode causar o uso e exagerado do álcool em gel, ocasionando, inclusive, algumas lesões na pele.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Devemos lembrar que o uso indiscriminado de produtos abrasivos em contato com a nossa pele, pode gerar sérios problemas dermatológicos. O médico Valcinir Bedin dá dicas para cuidados gerais e diários com as mãos, não apenas para nos protegermos da H1N1, como também para mantê-las com aparência sempre jovem e saudável, em todas as ocasiões.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


1) O uso em excesso do álcool em gel pode ressecar a pele, especialmente das crianças, que são mais sensíveis. É preferível usar água e sabão para lavar as mãos de crianças.

Publicidade


Devemos optar pelo uso do sabão neutro, pois o sabão amarelo é feito à base de soda cáustica e pode causar algum problema dermatologico nas mãos.


2) Também não devemos misturar o uso do álcool em gel com o sabão amarelo, pois esta combinação agride a pele.

Publicidade


3) Para evitar que a pele fique ressecada pelo uso do álcool em gel é recomendado o uso de cremes hidratantes duas vezes ao dia.


4) Aplicar pequenas gotas do gel nas mãos é o suficiente, não precisamos exagerar na dose, assim manteremos a saúde de nossas mãos.

Publicidade


5) Se faz necessário o revezamento do álcool em gel com outros produtos, também eficazes na higienização , como os sabonetes, que agridem menos a pele.


6)Em se tratando de álcool, o mais indicado para uso contínuo e permanente é a solução com 70% de álcool e 30% de água.

Publicidade


Já no caso do sabonete, o mais indicado para manter as mãos livres dos germes, sem ressecar a pele, é o sabonete de glicerina.


Cuidados diários com as mãos, em qualquer ocasião:

Publicidade


- Uso de filtro solar com proteção ampla pela manhã.


A proteção diária é essencial para evitar as chamadas manchas senis que tendem a aparecer nas pessoas de pele clara, por volta dos 40 anos. Neste caso a proteção precisa ser em relação a luz ultravioleta A e ultravioleta B, para evitar o fotoenvelhecimento precoce.

Publicidade


- A hidratação é fundamental para manter a qualidade da pele das mãos, principalmente, se houver manipulação de agentes químicos; quando o uso rotineiro de luvas é recomendado.


Os hidratantes devem ter substâncias que mantenham a água na pele e também promovam um filme protetor como: uréia, sorbitol, ácido hialuronico, alantoina, silicones, óleos vegetais, vitamina E entre outros. O hidratante pode ser usado em toda a mão, inclusive nas unhas várias vezes ao dia. Para melhorar a hidratação, colocar luva plástica após o creme, permanecendo com a mesma durante 2 horas ou mais, pois através do aumento de temperatura o creme irá proteger mais.


Os mesmos cremes utilizados para o tratamento do envelhecimento do rosto podem ser usados para as mãos.


Tratamento para as mãos:


As manchas senis, tão indesejáveis para as mulheres começam a aparecer por volta dos 40 anos e podem ser tratadas por diversos tipos de substâncias ou procedimentos:


- Aplicação de nitrogênio líquido – substância química que causa queimadura pelo frio


- Ácido tricloroacético – em apresentação líquida ou em forma de pasta que irá provocar a formação de crosta e descamação.

- Laser, aparelho capaz de emitir luz que provoca queimadura local. Hoje ele é o tratamento mais especifico para as manchas senis. A luz do laser tem como alvo a cor marrom e atinge somente a mancha, sem queim ar o restante da pele. De uma maneira geral, todas estas substâncias provocam um tipo de queimadura levando a formação de crosta. Esta "casquinha" deve cair após 8-12 dias quando a pele ainda permanece avermelhada por alguns dias. Nos dias subseqüentes ao tratamento a pele deve ser protegida do sol, e a noite tratado com pomada de antibiótico. O clareamento ocorre em cerca de 15 dias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade