Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

Falta de cuidados bucais pode causar doenças graves, como AVC e infarto

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 out 2019 às 08:52
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Passar fio dental diariamente, escovar os dentes ao menos três vezes ao dia e visitar o dentista frequentemente são regras que a maioria se acostumou a ouvir para a prevenção de problemas como cáries e mau hálito. Porém, estudos comprovaram que uma saúde bucal inadequada pode render doenças bem mais graves, que vão muito além da boca do paciente.

Por mais que pareça estranho, a falta de cuidado com os dentes pode ocasionar enfermidades como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral), bem como piora nas taxas glicêmicas de pacientes diabéticos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No caso do infarto e do AVC, as bactérias e outros germes podem sair da boca do paciente e percorrer o corpo através da corrente sanguínea. Caso cheguem ao coração ou ao cérebro, os danos podem ser fatais. No caso de pacientes diabéticos, a doença periodontal dificulta a absorção de insulina, podendo causar uma descompensação glicêmica no paciente diabético.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


De acordo com dados da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, escovar os dentes diariamente reduz em até 9% os riscos de doenças cardiovasculares. Visitas regulares ao dentista – ao menos uma vez por ano – ampliam esse número para 14%. É importante que essas informações sejam disseminadas para que as pessoas tenham conhecimento da relevância de cuidar da saúde bucal.


"A saúde começa pela boca. Se a pessoa não tiver todos os dentes, por exemplo, vai mastigar mal, ter menos aproveitamento nutricional, estar mais propenso a problemas digestivos. Pode vir a ter problemas na articulação da mandíbula. Além disso, uma pessoa que tem a boca ou os dentes infeccionados pode, inclusive, ter problema de coração”, explica Fábio Iwai, diretor das clínicas odontológicas da Care Plus.

Para que os problemas citados possam ser evitados por meio da saúde bucal, é importante seguir alguns passos: é preciso, além de escovar os dentes três vezes ao dia, fazê-lo da maneira correta - fazer movimentos circulares e escovar a língua; é necessário, ainda, usar fio dental, ter cuidado com o excesso de doces, cuidar da alimentação, dar atenção às dores de dente e fazer limpezas periodicamente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade