Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Melanoma

Mês conscientiza sobre melanoma: câncer de pele agressivo e silencioso

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 jun 2019 às 15:39
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante todo o mês de junho é celebrado o "Junho Preto", mês de conscientização sobre o melanoma, um dos tipos mais agressivos de câncer de pele e que apresenta um alto risco de metástase, que é quando a doença se espalha para outros órgãos.


No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das enfermidades do aparelho circulatório. O câncer de pele é o mais incidente na população, correspondendo a 30% dos casos registrados, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer) – estima-se 165.580 novos casos de câncer só em 2018.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O médico oncologista do Hospital Evangélico de Londrina, Gabriel Lima Lopes, destaca que o melanoma foi considerado um dos tumores mais letais do mundo até o ano de 2013.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Os sintomas da doença são silenciosos, o que é perigoso. No início, aparece uma pequena mancha na pele e na sequência, quando já em estado avançado, após as células cancerígenas já estarem na corrente sanguínea causam sintomas como insuficiência respiratória, dores nos ossos e uma dor de cabeça constante.

Publicidade


De acordo com o médico, o tratamento é feito conforme o grau da doença quando descoberta. "Antes de tudo é necessário ser feita uma avaliação do estado da doença. O principal método utilizado para combater a doença é o da cirurgia, mas em casos mais avançados, quando a doença está mais enraizada são realizados tratamentos como a quimioterapia, radioterapia e a imunoterapia", comenta.


O principal fator de risco, segundo o oncologista é a exposição aos raios ultravioleta, em especial o UVB, que está associado à queimadura solar. Mas isso não quer dizer que os cuidados devem se concentrar no verão.


"As medidas de prevenção valem para o ano todo, então é necessária evitar exposição excessiva ao sol no período de 10h às 16h, aplicar protetor solar diariamente e utilizar chapéu e óculos escuros para a realização de atividades ao ar livre. Quem trabalha em ambientes abertos, tendo diretamente contato com a luz do sol, deve utilizar além desses equipamentos roupas com proteção UVA e UVB", destaca o oncologista.

O câncer de pele é mais comum a partir dos 50 anos e os homens são mais acometidos, por tanto, o melhor é ficar atento a qualquer mancha diferente que aparecer no corpo e procurar um especialista para que ela seja avaliada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade