Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba se prevenir

Números de infartos aumentam em até 30% no inverno

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 jul 2019 às 17:25
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há uma série de fatores relacionados ao infarto e o inverno. No entanto, o clima não é, necessariamente, um dos fatores. Ocorre que, no inverno, o corpo ativa mecanismos para aumentar a proteção contra o frio e é aí que pode estar o problema: segundo o Ministério da Saúde, os casos de infarto aumentam em até 30% nessa estação do ano. João Batista Guimarães, cardiologista do Hospital 9 de Julho explica o motivo e como evitar a doença.


"Quando está frio, há mais descarga de adrenalina para manter a temperatura do corpo. Como efeito, os vasos tendem a se contrair mais. Esse processo pode desencadear o infarto em pessoas suscetíveis", afirma Guimarães. Para a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde,) mais de 18 milhões de pessoas morrem todos os anos por doenças cardiovasculares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O médico lembra que, normalmente, infarto é uma doença que tem um ciclo longo: maus hábitos levam ao acúmulo gradual de gordura ou cálcio nas artérias que irrigam o coração. Em algum momento, portanto, esse entupimento, se não revertido, causará um infarto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Deixar o sedentarismo de lado, controlar o peso e doenças crônicas (diabetes e hipertensão, especialmente), mudar a alimentação e consultar regularmente um médico são alguns dos pré-requisitos para quem quer passar longe do problema.

Publicidade


Tratamento


Como nem sempre esses cuidados acontecem a tempo, é importante saber quando procurar ajuda médica. Os principais sintomas de um infarto são dor no peito, irradiando ou não, para o braço esquerdo, pescoço, costas e estômago; suor frio; e desmaio. No entanto, em caso de falta de ar, vômitos, enjoos, fadiga e desconforto repentino no peito, também é preciso buscar socorro imediato.

Publicidade


Atualmente, já existem opções minimamente invasivas para desobstruir as artérias do coração. É o caso do tratamento hemodinâmico que faz, ao mesmo tempo, diagnóstico e intervenção terapêutica em diversas doenças por meio de técnicas minimamente invasivas (punção em uma artéria para acesso ao local a ser estudado através de um cateter). "O tratamento do infarto agudo do miocárdio com o uso da hemodinâmica é considerado atualmente o mais indicado. Seu uso diminui as sequelas e a mortalidade no infarto, mas cabe lembrar que os benefícios vão diminuindo com o passar do tempo até que o tratamento seja iniciado. Assim, quanto antes o paciente chegar ao hospital, maiores serão suas chances de boa recuperação", explica o médico.


O aparelho permite visualização imediata das artérias que levam sangue ao coração (artérias coronárias) e identificação da artéria cuja obstrução causou o infarto, o que é fundamental para a instituição do tratamento necessário, que é realizado através do próprio cateter.

A tecnologia utiliza imagens em tempo real, com alta resolução, e os tempos principais do procedimento são gravados para posterior análise. "Hoje em dia já temos equipamentos que oferecem visualização em alta definição e em três dimensões via braços robóticos bastantes precisos", observa o médico e finaliza: "mas a prevenção ainda é a melhor forma de ter uma vida saudável".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade