Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Esperança

O câncer na garganta tem cura, alerta oncologista

Redação Bonde
25 ago 2010 às 15:37
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde que médicos norte-americanos encontraram um tumor na garganta do ator Michael Douglas nunca se falou tanto sobre a doença. Localizado em uma região que faz parte de um grupo de doenças que abrange cabeça e pescoço, o câncer na garganta pode ser curável, é o que afirma o oncologista e diretor científico da Clínica Anália Franco, Fernando Medina da Cunha. Segundo o especialista, a doença tem como característica ser loco-regional, ou seja, não é disseminada para outros órgãos, o que facilita e torna o tratamento mais eficaz.

De acordo com informações publicadas na imprensa, Douglas, 65 anos, será submetido a tratamentos de quimioterapia e radioterapia combinados por cerca de oito semanas. "A decisão dos médicos de optar por um método mais conservador – quando não é feito nenhum tipo de cirurgia – indica que o tumor na garganta do ator já estava em estado avançado", explica o oncologista. Medina alerta também para os hábitos de vida nada saudáveis que Douglas mantinha como tabagismo e etilismo, considerados vilões para câncer de garganta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Medina explica que o tratamento – por conta da irritação que os pacientes costumam sentir na região da garganta - poderá afetar a voz do astro por algum tempo. "São sintomas temporais como fadiga, náusea, dor ao engolir, perda do paladar e reação da pele - por conta da queimação na região que envolve o pescoço. Mas tudo isso é reversível", garante o especialista. As chances de cura para esse tipo de câncer ficam entre 60% e 70%, e a sua reincidência está entre 30% e 40%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados para este ano cerca de 25 mil novos casos de câncer na garganta no país. Os óbitos correspondentes podem chegar a 6 mil. A doença acomete com maior freqüência os homens, porém a incidência tem aumentado também entre as mulheres, provavelmente por conta do aumento do tabagismo entre elas. A idade também é um fator de risco, e atinge com mais freqüência pessoas acima de 60 anos. Já o tabagismo é a principal causa do câncer na garganta. Quando associado ao alcoolismo aumenta entre 10 e 20 vezes o risco de desenvolvimento do câncer (com Sigmapress – Assessoria de Imprensa).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade