Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado!

Pílulas do dia seguinte são maioria nas buscas de medicamentos por mulheres

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 mar 2020 às 11:16
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A plataforma Consulta Remédios, maior comparador de itens de farmácia do Brasil, realizou um levantamento nos primeiros meses de 2020 e constatou que entre os remédios mais buscados pelas mulheres estão os contraceptivos de emergência, as chamadas pílulas do dia seguinte.

Entre os cinco mais buscados por elas, três estão nesta categoria, acompanhados por reguladores de menstruação e medicamentos para vulvovaginite, como, por exemplo, a popular candidíase. Entre os 20 milhões de usuários mensais que a plataforma registra a nível nacional, 69% é composto pelo público feminino.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Isso mostra o quanto as mulheres ainda carregam a responsabilidade de cuidar da sexualidade e da questão reprodutiva. Assim, é preciso que os homens cada vez mais estejam conscientes do seu papel e das suas responsabilidades na questão da prevenção não só da gravidez, mas também de doenças sexualmente transmissíveis. Até porque é prejudicial à saúde da mulher uma grande ingestão de hormônios, sobretudo aqueles que estão presentes nas pílulas do dia seguinte”, alerta Francielle Mathias, farmacêutica responsável pelo Consulta Remédios.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Uma das formas mais populares de evitar a possibilidade de gravidez, a pílula do dia seguinte completou 20 anos de chegada no Brasil, e acabou se popularizando. No entanto, o objetivo principal deste tipo de medicamento é ser utilizado em casos de emergência, já que o uso contínuo pode oferecer riscos.

Publicidade


"A pílula é um método eficaz nos casos em que há sexo sem proteção. No entanto, fazer o uso desse tipo de medicamento rotineiramente pode ser bem perigoso, não só pela quantidade de hormônios ingeridos, mas também por ocasionar uma confusão no ciclo menstrual, fazendo com que as chances de engravidar aumentem, justamente por desregular o processo natural do corpo. Além disso, esse é um método que não impede a transmissão de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)”, explica Francielle.


Mulheres e os cuidados com a saúde

Publicidade


Quando o assunto é saúde, as mulheres ainda são as que mais se preocupam. Prova disso são os dados de expectativa de vida de homens versus mulheres. Enquanto eles têm uma média de 72,9 anos, as mulheres possuem uma expectativa de 79,9 anos, o que mostra que os cuidados com a saúde para as mulheres ainda são prioridade.


"Além de cuidar mais da sua saúde, as mulheres ainda são as mais responsáveis pelos cuidados com a família. Ou seja, a presença marcante da mulher na plataforma não significa apenas que as mulheres estão em busca de medicamentos para si mesmas, mas também para seus filhos, pais, por exemplo”, explica Paulo Vion, CEO da plataforma.

Além disso, entre o público que mais consome os serviços da plataforma, estão jovens de 25 a 34 anos, que representam 36% dos acessos. "Essa é uma idade em que as mulheres estão mais ativas física e sexualmente, assim, entendemos que a busca por medicamentos está muito relacionado a essas questões”, finaliza Vion.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade