Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inovação

Saiba como a cirurgia plástica auxilia no tratamento do câncer de pele

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 dez 2019 às 09:55
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos do país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Se detectado precocemente, há altos percentuais de cura, no entanto, o tratamento pode variar de acordo com a agressividade da doença, desde o uso de cremes até a retirada e a reconstrução da área.

O cirurgião plástico, juntamente com uma equipe multiprofissional, é um dos protagonistas no tratamento da doença, uma vez que remove lesões cancerígenas ao mesmo tempo em que se preocupa com a manutenção da saúde e da aparência. Trata-se do profissional mais apto a realizar as reconstruções após as ressecções tumorais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar da especialidade médica ser habilitada para realizar intervenções reparadoras ou estéticas no corpo, o cirurgião plástico pode também assumir com primazia todas as etapas de remoção e remodelação das áreas afetadas pelo câncer de pele.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


O principal objetivo dessa cirurgia é a retirada completa do tumor, mantendo uma margem de segurança ou livre de células cancerígenas, para obter a cura do paciente sem comprometer a funcionalidade das estruturas da face, como o nariz, por exemplo, que não pode ser obstruído, ou a reconstrução da pálpebra que deve se movimentar e manter a lubrificação ocular”, explicou o cirurgião plástico Bruno Luitgards.

Publicidade


O médico esclareceu que os tumores de pele devem ser retirados com margens livres, isto é, com a garantia de que todas as células cancerígenas foram removidas. Para isso é realizada uma biópsia no momento da cirurgia em que se verifica a retirada total do tumor. "Após a remoção do tumor é feita a reconstrução. Nela utilizamos princípios de cirurgia estética, tentando deixar cicatrizes mínimas e em locais ocultos”, comentou Luitgards.


Resultado estético - É fato que toda cirurgia gera cicatrizes. A intervenção adequada, contudo, pode atenuar as marcas deixadas no corpo. Desse modo, o cirurgião plástico atua no tratamento do câncer de pele sem mudar radicalmente o aspecto físico. Em casos assim, a operação tem função reparadora, ou seja, visa aprimorar ou recuperar as funções, além de manter a forma mais próxima do normal.

Publicidade


"O objetivo estético também será buscado, evitando-se ao máximo cicatrizes visíveis, alterações de coloração e textura da pele e minimizando-se as cicatrizes. A estética, principalmente da face está intimamente ligada à função social e, por isso, não deve ser vista como fútil, pois o paciente tem ganho de qualidade de vida com reconstruções que permitam convívio social normal”, defendeu Luitgards.


Cuidados no pós-cirúrgico - Após feitas todas as intervenções cirúrgicas necessárias, o paciente deve ainda tomar alguns cuidados fundamentais para manter os resultados. São eles: manter repouso de atividades físicas, evitar o sol enquanto houver equimoses (roxos) e, após esse período, evitar sol sobre as cicatrizes, bem como utilizar frequentemente o protetor solar.

O cirurgião plástico, Bruno Luitgards explicou: "Para o melhor resultado da cicatrização, no pós-operatório recente é necessário evitar esforços físicos e fugir do sol num período de dois meses. Sempre é indicado utilizar protetor solar fator 50 na face e repetir o procedimento ao meio dia, no intuito de diminuir o risco de novos tumores de pele”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade