Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Existe tratamento!

Saiba como as doenças emocionais afetam o organismo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 set 2019 às 10:04
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ligação entre o corpo e a mente ajuda a compreender as doenças psicossomáticas, conhecidas popularmente como doenças emocionais. De acordo com Maria Camila Mahfoud Marcoccia, psicóloga do Hospital Edmundo Vasconcelos, essas enfermidades são aquelas cujos fatores psicológicos e sociais interferem no processo orgânico do corpo.

A definição pode ser exemplificada quando há picos de estresse resultando na baixa imunidade, ou dores de cabeça, problemas intestinais e de estômago que aparentemente não tem nenhum diagnóstico clínico. "Assim como quando estamos doentes a parte psicológica pode ser atingida, o psicológico também pode interferir no corpo, ocasionando esses e outros sintomas", complementa a especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para estes casos, o tratamento é iniciado com a avaliação adequada de um médico que verifica todas as possibilidades clínicas, para então indicar um acompanhamento psicológico e, em alguns casos, psiquiátrico. A especialista explica que nem sempre há persistência para encontrar a causa do problema, o que pode ocasionar prejuízos ao bem-estar do paciente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


"Ainda existe um preconceito grande com doenças de origem emocional, pois se correlaciona dificuldade emocional com fraqueza, o que pode dificultar a aceitação do diagnóstico e a busca constante por outros médicos, exames, etc. Sem o tratamento adequado, a pessoa corre o risco de viver em função de controlar o sintoma e não cuidar verdadeiramente da causa", enfatiza a psicóloga.

Outro alerta direcionado ao déficit no tratamento é o uso irregular ou excessivo de medicamentos, usados de forma paliativa para sanar os sintomas. "É importante lembrar que as doenças psicossomáticas podem intensificar sintomas de doenças diagnosticadas clinicamente e, para que isso seja amenizado, é preciso compreender e tratar a causa", finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade