Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Túnel do que?

Síndrome do Túnel do Carpo é mais comum entre as mulheres

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 fev 2019 às 16:20
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dor e formigamento na região do punho são sintomas característicos de quem sofre com a Síndrome do Túnel do Carpo. A doença, que afeta os nervos e tendões das mãos, atinge mais as mulheres, como aponta o ortopedista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Agnaldo de Oliveira Jr.


Mesmo sem uma explicação científica para o problema, sabe-se que a compressão do nervo mediano, localizado no túnel do carpo, é a principal causa dos incômodos. Oliveira esclarece que essa reação do organismo é resultado do pouco espaço apresentado na região.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Por algum motivo, seja por esforço ou questões naturais, as paredes do túnel do carpo (que fica no punho) engrossam e pressionam os nervos e alguns tendões desta área, ocasionando, assim, sintomas, como dor e formigamento", completa.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


O tratamento é direcionado conforme o nível de pressão sobre o nervo, que varia de 1 a 4. De acordo com o ortopedista, nos casos mais graves, quando as dores são praticamente contínuas, a recomendação é o procedimento cirúrgico, a fim de descomprimir o túnel.


Nos casos iniciais, que apresentam sintomas como dor apenas ao se movimentar e durante a noite, anti-inflamatórios e fisioterapia já apontam resultados. "O uso de medicamentos, até mesmo à base de corticoide, ameniza os incômodos. O quadro de inflamação tem resposta de melhora, podendo até mesmo desaparecer", reforça.

Ignorar o procedimento médico, no entanto, interfere diretamente na qualidade de vida, como salienta o especialista. "Até mesmo no nível mais grave, não ocorre uma piora do quadro, mas, sim, a queda da qualidade de vida, pois é preciso conviver com dores fortes e o formigamento intenso", finaliza


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade