Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Efeitos positivos

Tratamentos estéticos têm efeito positivo no tratamento do câncer de mama

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
09 out 2019 às 09:25
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O câncer de mama é uma realidade no mundo: esse é um dos três tipos de maior incidência (ao lado do de pulmão e do de colorretal) e o que mais atinge mulheres em 154 países dos 185 analisados. Os dados são a IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer).

No Brasil, conforme o Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta, a estimativa é que em 2019 sejam registrados 59,7 mil novos casos, o que representa uma taxa de 51,29 casos a cada 100 mil mulheres. Às vésperas do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção da doença, a médica Paula França Müller avisa: tratamentos estéticos podem ajudar no combate ao câncer de mama.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A mulher que se submete a um tratamento contra o câncer de mama está sujeita a perder o cabelo e a ter sua pele prejudicada, pois tanto a quimioterapia quanto a radioterapia são agressivas, em certa medida. Portanto, usar tratamentos estéticos para melhorar a autoestima da mulher pode ter um efeito muito positivo durante o tratamento da doença”, explica Müller, que é médica em Londrina e professora da PUC (Pontifícia Universidade Católica), campus Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


Entre os tratamentos indicados, alguns são bem simples e acessíveis, como sabonetes líquidos, cremes hidratantes e xampus hipoalergênicos. Esses itens podem ser grandes aliados dos medicamentos utilizados no tratamento da doença. Esfoliações leves também ajudam a remover a pele, que escama. Até mesmo a hidratação com hidratantes e com uma máscara oclusiva podem ajudar.


"A estética ajuda no bem-estar das pacientes, mas nunca substitui o tratamento específico para o câncer de mama. Entretanto, a estética potencializa a autoestima e, com isso, as possibilidades de cura. Sabemos que o estado de espírito da paciente interfere no tratamento”, ressalta a especialista. Dessa forma, a indicação para o início de um tratamento estético, nesses casos, é logo após o diagnóstico ou depois do início da quimioterapia.

Entretanto, também há algumas contraindicações, tais quais o uso de ondas eletromagnéticas (peelings, por exemplo) e criolipólise, além de recomendações de doses baixas de laser, ultrassom e ablativos. "Alguns desses tratamentos podem ferir tecidos já debilitados, provocando um efeito contrário. Então, é preciso tomar muito cuidado”, finaliza a médica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade