Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Assista ao vídeo!

Veja como aumentar o nível de proteção de sua máscara

Caroline Knup - Estagiária*
20 abr 2020 às 11:48
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O uso de máscaras de proteção é indicado por órgãos nacionais e internacionais de saúde. Em Londrina, o prefeito Marcelo Belinati determinou que a população é obrigada a fazer uso das máscaras em espaços públicos, como ônibus, lojas e em atividades laborais. A obrigatoriedade do uso começou a vigorar na última quarta-feira (15).

Para garantir a efetividade das máscaras e, assim, diminuir as chances de contágio e de disseminação da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu algumas orientações e recomendações sobre o uso correto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o órgão, todas as pessoas, inclusive crianças, devem usar as máscaras de proteção quando estiverem fora de casa. No entanto, para que o acessório configure uma barreira contra o novo coronavírus, é necessário tomar alguns cuidados, tais como: respeitar a higienização, o tempo de uso - máximo de três horas - e o ajuste correto - o tecido deve cobrir totalmente a boca e o nariz e não deixar espaços na lateral do rosto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


Além disso, as recomendações da Anvisa reforçam que o uso das máscaras não descarta as demais medidas de prevenção, como a higienização das mãos com água e sabão e com álcool em gel 70%.

Publicidade


Professores responsáveis pelo Projeto Ensinano, do Instituto de Química da USP (Universidade de São Paulo), têm postado em um canal no YouTube vídeos que auxiliam a população quanto ao uso das máscaras. Henrique Eisi Toma, um dos professores do Instituto, ensinou como testar a eficiência e a proteção das máscaras.


Além disso, Toma mostra como um simples filtro de papel pode aumentar a eficiência da proteção das máscaras de tecido. O professor afirma que o CDC (Centro de Controle de Prevenção de Doenças, na sigla em inglês), órgão referência em saúde no mundo, está utilizando o filtro de café para esse fim.


No vídeo abaixo, o professor Toma ensina como inserir o filtro de papel nas máscaras e explica por que essa medida é tão eficiente. Assista:


*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade