Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Método eficiente

Yoga alivia dores durante gestação, comprova estudo

Redação Bonde
15 abr 2016 às 08:22
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É muito comum que as mulheres sintam desconfortos durante a gestação. Dores nas costas, especialmente na região lombar, cansaço nas pernas e pés inchados são reclamações frequentes das futuras mamães.

Um estudo clínico realizado pela fisioterapeuta Roseny Flávia Martins, em sua tese de doutorado defendida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), mostra que 80% das grávidas que participaram do estudo sentem esses desconfortos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pesquisadores propôs a prática da Hatha Yoga, que utiliza posturas, exercícios de respiração e relaxamento para combater esses episódios de dor. O método conseguiu minimizar dores lombares e pélvicas em 71,4% das 60 gestantes. Elas relataram que após as práticas se sentiam mais confortáveis, tranquilas e confiantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Em uma primeira etapa, 245 gestantes foram entrevistadas na sala de espera de suas consultas pré-natal sobre a prevalência e fatores de risco para as dores na base da coluna. A segunda etapa submeteu 60 gestantes a um tratamento de 10 semanas de Hatha Yoga, realizados em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Paulínia.

Publicidade


A fisioterapeuta concluiu, entre outras coisas, que a dor aumenta conforme o avanço da gestação e o ganho de peso. Também observou que há diversos fatores de risco, especialmente os que provem de antes da gestação, como traumas, alterações na postura e até fatores emocionais.


A pesquisadora indica que o ideal é a gestante iniciar a prática do Hatha Yoga após 12 semanas de gestação, sempre acompanhada por um profissional capacitado, podendo praticar até o finalzinho da gravidez. "Nada contraindica que a gestante faça exercícios respiratórios, relaxamento e meditação, orientada durante todo o ciclo gestatório", afirma Roseny Martins.

(com informações do site Guia do Bebê)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade