Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ajude

Hemocentro do HU de Londrina abre nesta segunda e pede doações de sangue

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa e AEN-PR
11 out 2021 às 10:37
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
O Hemocentro do HU (Hospital Universitário) de Londrina abre nesta segunda-feira (11), véspera de feriado, das 13h às 18h30. 


O órgão vinculado à UEL (Universidade Estadual de Londrina) abastece mais de 20 hospitais da região, incluindo o próprio HU e o Hospital do Câncer de Londrina, e aponta os grupos qualificados para doar.


O doador deve ter entre 16 e 59 anos (menores de 18 precisam comparecer com o responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos e apresentar bom estado de saúde. É preciso levar documento oficial com foto, estar hidratado e sem jejum. O ideal é ter feito uma refeição leve, uma ou duas horas antes da doação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pessoas que tiveram Covid-19 há mais de 30 dias, e estejam recuperadas, podem doar sangue.

Leia mais:

Imagem de destaque

Acidentes de trânsito geraram custo de R$ 36 milhões ao SUS em apenas dois anos no PR

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina


O Hemocentro Regional de Londrina fica próximo ao Hospital Universitário, na rua Cláudio Donisete Cavalieri, nº 156, telefones (43) 3371-2218 ou (43) 3371-2356.

Publicidade


Unidades abertas no PR


O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), precisa de doações de sangue de qualquer tipo. 

Publicidade


Nesta segunda-feira (11), todas as 22 unidades da Hemorrede seguem funcionando normalmente. Desde o início da pandemia da Covid-19, as coletas têm diminuído e a demanda por sangue em todo o Paraná se mantém.


“Precisamos do apoio da população para que aqueles que se enquadram nos critérios de doação façam o agendamento e doem sangue. Mesmo com a pandemia, outras doenças continuam infectando os paranaenses, os traumas continuam acontecendo e muitas transfusões ainda são necessárias”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Publicidade


O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. 


É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. 

Publicidade


Para doar: Os requisitos para doar sangue pelo Hemepar mudam um pouco em comparação com o Homocentro do HU de Londrina. 


Doadores precisam estar na faixa etária entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade  necessitam de autorização e presença do responsável legal. 

Publicidade


Os doadores maiores de 59 anos devem, preferencialmente, permanecer em casa durante a pandemia. 


O peso mínimo exigido é 51 quilos, e são necessários descanso, alimentação e hidratação (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação). São pedidos documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). 


Intervalo a partir da vacina: Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina: Coranovac/Butantan necessita de prazo de 48 horas após o recebimento e AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson & Johnson pedem o intervalo de sete dias após a imunização.


Agendamento: O agendamento é online e o atendimento é feito com oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomerações, com utilização de álcool gel e profissionais que atuam no atendimento devidamente protegidos com EPI's (equipamentos de Proteção Individual).




Publicidade

Últimas notícias

Publicidade