Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Campanha

Mais de 70 mil crianças são imunizadas no Dia D contra a poliomielite em todo o Paraná

Agência Estadual de Notícias
09 jun 2024 às 15:56
- Tomas Silva/Arquivo Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sesa (secretaria de Estado da Saúde) divulgou o balanço da do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que ocorreu neste sábado (8), em todo o Paraná. Segundo dados parciais, repassados pelas 22 Regionais de Saúde, foram vacinadas 70.772 crianças com o imunizante que protege contra formas graves de paralisia infantil.


Desse total, 70.042 crianças com menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) foram imunizadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) - duas gotinhas- pois já estavam com o esquema básico com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) completo e 730 crianças menores de 1 ano atualizaram a situação vacinal do esquema primário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A movimentação nas mais de 1,6 mil salas de vacinação começou no início da manhã e seguiu até o fim da tarde, com alguns municípios estendendo até as 21h, a fim de garantir uma maior adesão da população.

Leia mais:

Imagem de destaque
Zona sul

Em Londrina, UBS do Ouro Branco retoma atendimento normal a partir desta segunda

Imagem de destaque
Acidentes são comuns

Secretaria de Saúde alerta para riscos de queimaduras nas festas juninas

Imagem de destaque
Saiba mais

Estudo atesta eficácia de tratamento mais barato para AVC pelo SUS

Imagem de destaque
Mais investimento

Brasil registra 45% de cobertura em saúde bucal; meta é chegar a 70%

A mobilização estadual, com foco nas crianças elencadas para a campanha e contou com a participação de cerca de 9 mil profissionais de saúde distribuídos nos 399 municípios paranaenses.

Publicidade


“Para nós da saúde é um dia glorioso, para atualizar a carteira vacinal. O apelo é principalmente pelas nossas crianças para a erradicação de vez da poliomielite. Nenhuma doença é erradicada por decreto e sim com a vacina no braço. Para que não tenhamos mais esse fantasma nos rondando, temos que vacinar nossas crianças”, enfatizou e secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves.


A campanha vacinal nacional começou em 27 de maio e segue até a próxima sexta-feira (14), e objetiva reduzir o risco de reintrodução da doença já erradicada no país. No Paraná, o último caso registrado foi em 1986.

Publicidade


OUTRAS DOENÇAS

Publicidade


Além da imunização contra a poliomielite, também foram aplicadas vacinas das campanhas vigentes, como a da gripe, que teve maior procura, com 58.156 doses aplicadas.


Muitas pessoas aproveitaram para se imunizar contra a Covid-19, com 13.080 registro de doses e 23.327 colocaram em dia as vacinas de rotina, como a tríplice viral, febre amarela, hepatite e pentavalente. Dentro da faixa etária de 10 a 14 anos, 970 pessoas foram vacinas contra a dengue.


Imagem
Secretaria de Saúde reforça necessidade da vacinação contra Covid-19 para crianças
A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e o Cosems/PR (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná) divulgaram uma nota técnica conjunta nesta sexta-feira (7) reforçando a inclusão da vacina contra a Covid-19 no Calendário Básico de Vacinação.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade