A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na manhã desta quinta-feira (18) os números parciais da Campanha Nacional de Vacinação. Até o momento, 11,73% dos londrinenses pertencentes aos grupos prioritários já tomaram a vacina contra a gripe.
O objetivo do governo municipal é imunizar aproximadamente 139 mil pessoas entre gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos.
A meta é vacinar 65.622 pessoas acima de 60 anos, sendo que 11.486 delas já procuraram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para se imunizar, ou seja, 17,5%. O segundo grupo que mais procurou pela vacina foi o profissional da saúde, pois dos 13.198 funcionários, 1.780 estão vacinados, o que representa 13,5%. Entre as crianças de 6 meses a 2 anos, a meta municipal é vacinar 10.533, sendo que 991 foram imunizadas nesses três primeiros dias da campanha, ou seja, 9,41%.
Leia mais:
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Em Londrina, existem 866 mulheres que estão nos 45 dias após a gestação, período de puerpério, e destas 70 tomaram a vacina contra gripe, o que significa 8,8%. As gestantes também têm procurado as UBS, pois 8,5% das 5.267 já foram vacinadas. Outras 118 pessoas privadas de liberdade foram imunizadas, mas ainda faltam 3.051. Dos 36.126 portadores de doenças crônicas, 1.065 tomaram a vacina da gripe. Este grupo precisa ter em mãos a solicitação médica com o pedido da vacina e informações sobre a doença crônica da qual são portadores.
Os profissionais da Secretaria de Saúde também vão até a população indígena que vive nas aldeias e que vivem em outras localidades, a fim de imunizá-los. Dos 1.486 cadastrados, 31 receberam a vacina nos primeiros dias. O número total de pessoas imunizadas ultrapassa os 15 mil. Mas, segundo a coordenadora de Imunização, Sônia Fernandes, o número de indígenas vacinados é maior do que o registrado, visto que os dados são repassados através de uma metodologia diferenciada que envia os dados completos ao final da vacinação do grupo.
Para a coordenadora, os números dos três primeiros dias de campanha são bastante expressivos se comparados a campanhas anteriores. "Esse início da vacinação está mostrando um resultado expressivo, pois nos anos anteriores não obtivemos tanta procura quanto estamos tendo agora, principalmente das pessoas com mais de 60 anos. Isso mostra que estamos tendo um bom resultado e que quanto maior a divulgação, maior é a procura pela vacina", disse Sônia.
A vacina está disponível em todas as 52 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na zona urbana. A campanha segue até o dia 26 de abril.