Não são só os adolescentes que sofrem com as indesejadas e incômodas acnes. Existem dois tipos de acnes adultas que são mais frequentes do que se possa imaginar:
- As acnes persistentes, uma evolução da acne do adolescente.
- As acnes de início tardio, que aparecem a partir dos 25 anos de idade e têm se mostrado casos bastante comuns atualmente.
Leia mais:
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Em aproximadamente 70% dos casos, grande parte das queixas de aparecimento de acnes em mulheres é em relação ao período pré-menstrual.
Apesar de uma minoria destas mulheres ter alterações hormonais, toda mulher na faixa etária acima dos 25 anos que apresente acne deve realizar passar por avaliação médica para descartar uma doença endocrinológica.
Agravantes
Não existe uma associação clara entre o uso de cosméticos e o aparecimento de acnes na mulher adulta. Porém, o uso de cosméticos acnegênicos, drogas, estresse, hereditariedade e o tabagismo são fatores relevantes no agravamento do problema.
De forma geral, a acne no adulto sofre também influência da alimentação."Alguns estudos ainda em andamento mostram uma diminuição no quadro inflamatório da acne quando existe uma dieta com índice glicêmico baixo e com redução do consumo de leite e seus derivados", explica Christiane.
Tratamento
Existem diversas opções tratamentos tópicos e orais, que muitas vezes acontecem combinados desde antibióticos, até pílulas anticoncepcionais e retinoides. E uma boa alimentação sem excesso de gorduras que incluem frituras entre outros.