Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Especial Verão

Ações de combate à dengue são reforçadas no Paraná

AEN-PR
06 dez 2019 às 09:07
- Arquivo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As 22 Regionais de Saúde do Paraná reforçam nesta semana a necessidade da intensificação das ações de prevenção e combate à dengue em todos os municípios do Paraná. A mobilização entre 2 e 7 de dezembro acontece a partir recomendação da secretaria estadual e do Ministério da Saúde. O Dia D será neste sábado (7).

As atividades antecedem o período de maior ocorrência da dengue, que é o verão, e têm foco na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue. Doze municípios do Estado estão em situação de alerta e oito já vivem epidemia da doença, com uma morte confirmada no final do mês passado e outra em investigação no município de Nova Cantu, região Centro-Oeste.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As equipes das Regionais de Saúde forneceram, anteriormente, apoio técnico tanto para os eventos como para as atividades práticas de remoção de focos e manejo clínico da dengue. Para os eventos desta semana, a secretaria estadual também encaminhou dois milhões de folderes para as Regionais Saúde distribuírem aos 399 municípios.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


"Nossas ações de prevenção são contínuas e, por meio das Regionais de Saúde, apoiamos e participamos durante o ano inteiro das ações que as secretarias municipais realizam para combater a dengue. Sabemos que 72,9% dos criadouros do mosquito ainda estão nos domicílios, nos recipientes que acumulam água parada e são passíveis de remoção”, destaca Beto Preto, secretário de Estado da Saúde.

Publicidade


Ele alerta que a participação da população é essencial. "Precisamos urgentemente da participação da população para eliminação dos focos, acabando com o ciclo de proliferação. Este hábito deve ser diário, independente da temporada”, explica.


A maior incidência da dengue tem relação direta com a temperatura e a incidência de chuvas. A associação destes dois fatores é ainda mais expressiva a partir do segundo até o quarto mês do ano. Por isso, a campanha é intensificada. "Os recipientes deixados nos quintais, como pneus descartados, vasos de plantas, garrafas plásticas, latas, sucatas e materiais de construção, acumulam água da chuva e se transformam em lugares propícios para a proliferação do mosquito. Ele também se prolifera na água suja, em fossas abertas e sem tela no respiro”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria estadual, Ivana Belmonte.


"São informações que repetimos diariamente em palestras, veículos de comunicação e por meio de nossas equipes técnicas e visitas domiciliares realizadas pela vigilância dos municípios”, complementa Ivana. "É essencial agora que exista uma mudança de atitude coletiva para a eliminação dos focos e criadouros”.

O Paraná registrou até esta semana 1.869 casos confirmados de dengue e mais de 12 mil notificações para a doença. Este monitoramento começou em 28 de julho deste ano.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade