A Boca Maldita, no centro de Curitiba, teve ações nesta quarta-feira (29) voltadas ao combate ao uso do cigarro, para comemorar o Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco, que é comemorado no dia 31 maio. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).
Os profissionais da saúde distribuíram panfletos explicativos sobre a prevenção ao uso do tabaco, tanto entre adultos quanto adolescentes. Foram feitos também testes para avaliar o grau de lesão nos pulmões de pessoas que fumam, com o uso de um aparelho chamado de "bafômetro de cigarro" ou monoxímetro, que mede o nível de monóxido de carbono.
Curitiba é a segunda capital com maior índice de fumantes no Brasil. 20,2% da população da cidade é de fumantes - a capital paranaense fica atrás apenas de Porto Alegre (que tem índice de 22,6%) em nível nacional. Os dados são da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2011 do Ministério da Saúde.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Para alertar a população, além da distribuição de panfletos, os profissionais da saúde faziam, a cada oito minutos, buzinaços na Boca Maldita. A tática foi adotada porque, segundo a prefeitura, a cada oito minutos uma pessoa morre vítima de complicações causadas pelo uso do cigarro.
Segundo a Secretaria de Saúde de Curitiba, as ações foram feitas nesta quarta-feira por causa do feriado e não serão repetidas na sexta-feira (31). A Sesa informou que, como realiza campanhas conjuntas com os municípios, as ações em outras cidades dependem da organização de cada secretaria municipal.