Um estudo conduzido por pesquisadores americanos e holandeses sugere que a acupuntura pode aumentar em até 65% as chances de sucesso dos tratamentos de fertilização in vitro (FIV).
Os especialistas, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, e da VU University, na Holanda, basearam-se em sete outros estudos que analisaram 1.366 mulheres desde 2002.
Durante o tempo em que os levantamentos foram realizados, todas elas estavam tentando engravidar por meio de fertilização in vitro - método pelo qual o óvulo é fertilizado em laboratório e em seguida implantado no útero.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Algumas delas estavam sendo submetidas à acupuntura, outras estavam sendo tratadas com o "sham" - uma espécie de acupuntura falsa, em que as agulhas são aplicadas em lugares que não surtem efeito - e outras mulheres não foram tratadas com nenhum método.
Ao analisar o índice de gravidez resultante da fertilização, os pesquisadores observaram que as mulheres que foram tratadas com a técnica chinesa tiveram mais 65% de chances de engravidar.
O método havia sido aplicado até um dia após o embrião ser implantado no útero.
Os especialistas afirmam que ainda não está claro como a acupuntura age, mas eles acreditam que o estresse gerado pelo tratamento para engravidar "pode ser amenizado pelo relaxamento proporcionado pela acupuntura".
Eric Manheimer, pesquisador da Universidade de Maryland, disse que os resultados da pesquisa ainda são preliminares e que outros estudos ainda devem ser realizados para provar a eficácia do método chinês.