Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'No mundo real'

Agência dos EUA confirma eficácia acima de 90% para vacinas de Covid-19 da Pfizer e Moderna

Everton Lopes Batista - Folhapress
29 mar 2021 às 16:39
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) confirmou que as vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna contra a Covid-19, ambas baseadas na técnica de RNA mensageiro (mRNA), têm eficácia de 90% ou mais em um estudo que leva em conta dados do uso do imunizante no mundo real, isto é, fora dos testes clínicos.


O CDC afirma ainda que a primeira dose de qualquer uma das duas vacinas foi suficiente para reduzir em 80% as chances de ser infectado pelo vírus causador da Covid-19 a partir de duas semanas após a injeção. Foram avaliadas infecções sintomáticas e assintomáticas em quase 4.000 participantes de seis estados norte-americanos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Fizeram parte do estudo profissionais da saúde e trabalhadores considerados essenciais, os primeiros a receberem as injeções e os mais suscetíveis à infecção.

Leia mais:

Imagem de destaque
1.256 mortes pela doença

Brasil tem mais de 3 milhões de casos de dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol

Imagem de destaque
Alerta

Hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo, afirma OMS


De acordo com o CDC, o prazo para que o corpo produza os anticorpos que podem proteger contra a infecção é de duas semanas após a aplicação do imunizante. Assim, duas semanas depois da primeira injeção as pessoas podem ser consideradas "parcialmente vacinadas". Duas semanas após a segunda dose, são consideradas "totalmente vacinadas".

Publicidade


A vacina da Pfizer/BioNTech deve ser aplicada em duas doses com um intervalo de 21 dias entre elas. Para a vacina da Moderna, o intervalo é de 28 dias.


Os resultados apresentados nesta segunda-feira (29) estão de acordo com os testes clínicos feitos com as duas vacinas, que apontaram estimativas de eficácia acima dos 90%. Esses testes, porém, foram planejados para detectar a eficácia dos imunizantes contra o desenvolvimento da Covid-19. O estudo do CDC avaliou também o surgimento total de infecções, mesmo que o infectado nunca desenvolvesse sintomas da doença.

Publicidade


Para isso, os participantes do estudo coletaram amostras de secreção nasal para realização de testes do tipo PCR todas as semanas. O exame indica a infecção na fase aguda, a presença do vírus no corpo. Assim, diz o CDC, os dados mostram que as vacinas de mRNA podem reduzir o risco de todas as infecções pelo Sars-CoV-2, não apenas as sintomáticas.


As vacinas de mRNA foram a a grande conquista científica de 2020. Esses imunizantes carregam o código genético do vírus que contém as orientações para que as células do corpo produzam as proteínas que estimulam a resposta imunológica do organismo contra o patógeno.

Publicidade


Via de regra, todas as vacinas precisam carregar de alguma forma uma identificação do vírus que serve para alertar o sistema imunológico contra um invasor e dar início a produção das moléculas protetoras. As vacinas simulam uma infecção para enganar o corpo e induzi-lo a deixar a resposta imunológica formada. Assim, quando o corpo encontrar o vírus ativo, capaz de gerar doença, o organismo já conta com as defesas prontas.


Segundo o CDC, esse estudo é o primeiro de uma série de pesquisas planejadas para avaliar o uso dos imunizantes na população. As vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna têm autorização de uso emergencial concedido pela FDA (agência regulatória dos Estados Unidos).


No Brasil, a vacina da Pfizer teve seu registro aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o governo federal firmou acordo para obter as doses, mas elas ainda não estão disponíveis para a população.

Até o momento, mais de 145 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas nos Estados Unidos -pelo menos 546 mil pessoas morreram no país com a doença.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade