Londrina terá, neste sábado (16), mais uma ação para vacinação contra a gripe, mediante agendamento prévio. Das 8 às 17 horas, 28 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), localizadas em toda a área urbana, estarão abertas exclusivamente para fornecer as doses, mediante agendamento prévio. Também haverá vacinação no CMEI Valéria Veronesi (Super Creche), que fica na área central, e na sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, no Jardim Guanabara. No sábado (16), serão disponibilizadas 14 mil doses da vacina tríplice contra influenza.
O agendamento eletrônico ficará disponível somente até as 16 horas de sexta-feira (15). O link para agendar o horário da vacinação, contendo os locais e endereços onde há vagas disponíveis, fica na página inicial do Portal da Prefeitura.
A ação de sábado é voltada a todas as pessoas com 55 a 59 anos de idade, idosos, profissionais de saúde, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, integrantes das forças de segurança e salvamento, incluindo policiais e bombeiros, professores da rede pública e privada, população indígena, gestantes e mulheres em período pós-parto (puérperas). Os profissionais devem apresentar, com a caderneta de vacinação ou documento de identidade com foto, declaração ou documento que comprove seu vínculo empregatício, como crachá, holerite recente, carteira de órgão de classe, entre outros.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
A vacina também será fornecida para crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos, e pessoas com deficiência, seja ela física ou intelectual. "Infelizmente tivemos baixa adesão das pessoas com deficiência. Na semana passada, fizemos apenas 99 doses para este público, sendo 58 em pessoas com surdez. É muito importante que todos que têm direito a receber a vacina façam seu agendamento e aproveitem a oportunidade”, frisou a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes.
Em Londrina, a campanha de vacinação contra a gripe iniciou em 23 de março, com aplicação das doses em visitas domiciliares aos idosos com 80 anos de idade ou mais, e acamados. Desde então, mais de 117 mil pessoas foram imunizadas.
As doses da vacina são fornecidas exclusivamente às pessoas que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, órgão que fornece a vacina aos estados e municípios. Para evitar aglomerações e garantir a vacinação a todos os integrantes dos grupos de risco para influenza, a campanha foi dividida em três etapas.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, a ação deste sábado (16) será a última oportunidade para as pessoas que integram o primeiro e segundo grupo da campanha nacional. São eles: idosos, profissionais de saúde, caminhoneiros, integrantes das forças de segurança e salvamento, motorista do transporte coletivo, e pessoas com doenças crônicas.
A dose fornecida na rede pública de saúde é da vacina trivalente, ou seja, ela protege contra os três subtipos mais comuns do vírus da gripe. Atualizada anualmente, a versão da vacina previne o contágio pelos subtipos que mais circularam no hemisfério sul, incluindo o H1N1. Além das medidas de higiene e etiqueta respiratória, a vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra influenza.
DADOS
O último boletim da SESA (Secretaria de Saúde do Paraná), divulgado nesta semana, apontou que, em 2020, Londrina registrou dois casos positivos de influenza, por H1N1, e se mantém sem óbitos provocados pela doença. Em todo o estado, foram 80 casos confirmados, com 13 óbitos. A campanha de vacinação contra influenza foi estendida até junho, em todo o Paraná.