Agentes de controle de endemias que fazem visitas domiciliares para controlar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, não vão trabalhar nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde, que orienta os moradores a não abrirem as casas à visitação caso sejam abordados no sábado, domingo ou feriados de Natal e Ano Novo. Conforme explicou Diana Martins, gerente de Vigilância Ambiental da secretaria, o horário de visitas dos agentes, em dias úteis, é das 8 às 14 horas.
Por isso, na próxima terça-feira, 26 de dezembro e, na seguinte, 2 de janeiro de 2018, os profissionais retornarão aos trabalhos de inspeção de imóveis após os feriadões. "É importante que a população se atente aos dias de trabalho dos agentes, principalmente porque nesta época do ano muitas pessoas viajam e há menos movimento nas ruas. Caso o cidadão veja algo suspeito ou mesmo tenha alguma dúvida sobre o agente de endemias, ele pode telefonar para o 0800-400-1893 e perguntar sobre o profissional. Todos eles usam crachás e uniformes com a logotipo da Prefeitura para fácil identificação", explicou.
Além do disque-dengue, a população pode ligar para a Guarda Municipal de Londrina, pelo 153, e para a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Os mesmos telefones podem ser utilizados para fazer denúncias de locais com água parada.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
A secretaria divulgou os números atualizados da dengue no município. De acordo com os dados, foram registrados 3.778 notificações relacionadas à doença em 2017. Deste total, 41 casos foram confirmados e 3.109 descartados. Outros 628 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.