O secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, afirmou na Câmara Municipal de Londrina que o tempo de espera para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, que chega a 10 horas, é uma consequência do aumento no número de consultas e procedimento realizados em relação ao primeiro semestre do ano passado antes da inauguração da UPA.
"Planejamento tinha, mas houve um aumento 50 mil consultas e mais de 35 mil procedimentos. O aumento não era esperado e provoca um tempo maior no atendimento dos pacientes sem risco", justificou.
Ele explicou que o atendimento é realizado conforme a classificação dos pacientes, que passam pela triagem. Para evitar o óbito na fila, alguns pacientes são atendimentos imediatamente e outros em no máximo uma hora.
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Em relação ao número de profissionais na rede de Urgência e Emergência, o número passou de 140 médicos no ano passado para 165 atualmente. De acordo com o secretário, cinco médicos passarão a atender na UPA, provenientes do último concurso para suprir três exonerações.
El Kadri informou que já encaminhou a solicitação à Secretaria de Recursos Humanos para contratação provisória de 25 médicos, já que as convocações do concurso foi esgotada.
Além disso, as Unidades Básicas de Saúde também vão passar por melhorias para ajudar no atendimento. "Ainda temos o projeto piloto para ampliação do atendimento básico até 22h, principalmente para população que trabalha em não tem tempo para ir ao posto de saúde no horário comercial."