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Duplicação da capacidade

ANS amplia atendimento sobre planos de saúde

Agência Nacional de Saúde Suplementar
11 mar 2013 às 15:15

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Na semana em que se comemora o Dia do Consumidor (15 de março), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) duplica a capacidade de atendimento através do Disque ANS e relança o Guia Prático sobre Planos de Saúde.

Duplicação da capacidade de atendimento

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Para facilitar o acesso dos beneficiários de planos de saúde aos canais de atendimento da agência reguladora, a ANS também duplicou a capacidade de recebimento de ligações pelo Disque ANS (0800-701-9656), passando de 45 para 90 ligações simultâneas no atendimento humano e eletrônico. O número de postos de atendimento aumentou de 47 para 68, permitindo o atendimento humano simultâneo de 68 usuários. O tempo médio de espera em fila ao longo de 2013 deverá se manter entre cinco e 15 segundos. Durante o ano de 2012 foram recebidas mais de um milhão de ligações de consumidores de planos de saúde em busca de informações ou para fazer reclamações.

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Guia Prático de Planos de Saúde


O Guia contém informações para esclarecer dúvidas dos beneficiários ou de quem deseja contratar um plano pela primeira vez. A publicação começa descrevendo o papel da ANS como agência reguladora do setor e suas atribuições junto aos consumidores, aos prestadores de serviços e às operadoras de planos de saúde. Em seguida, apresenta um passo a passo com orientações para contratação de um plano, com exemplos sobre os vários tipos de produtos oferecidos pelas operadoras. Há também recomendações ao consumidor como a importância de se informar sobre a rede credenciada de profissionais, laboratórios, clínicas e hospitais e sobre os valores diferenciados conforme a faixa etária.
O Guia aborda ainda os direitos quanto à cobertura mínima obrigatória, a área geográfica de cobertura, os reajustes de preços para cada tipo de plano e a portabilidade de carências para outra operadora, entre outros temas. A publicação traz um glossário com os termos mais utilizados pelo setor, bem como os canais de relacionamento da ANS com os consumidores.

O Guia de Planos será distribuído em eventos organizados pelos Procons e nos núcleos da ANS, espalhados pelo Brasil. Também pode ser consultado pela Internet.


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