A Ouvidoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de lançar um manual para auxiliar as operadoras de planos de saúde a implantarem suas próprias ouvidorias.
Com conteúdo objetivo e prático, a publicação esclarece as atribuições de um ouvidor; enumera requisitos importantes para a eficácia do órgão e traz orientações para o bom atendimento e uma correta classificação de demandas.
"Tivemos a preocupação de contribuir para a efetiva implementação das ouvidorias sem que houvesse impactos econômicos que pudessem inviabilizar a proposta", explica a ouvidora da ANS, Stael Riani, que também ressalta a importância da medida: "A norma tem o propósito ousado de reduzir os conflitos administrativos e judiciais por meio do olhar estratégico do Ouvidor nos processos de trabalho das Operadoras, restabelecendo a credibilidade e a melhoria do atendimento de primeira linha oferecido hoje pelos canais tradicionais de atendimento como 0800 e fale conosco".
Leia mais:
75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo
Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise
Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
A instalação de ouvidorias pelas operadoras é uma determinação da ANS dispostas na Resolução Normativa nº 323, publicada em abril de 2013. Em outubro, termina o prazo de 180 dias dado às operadoras com mais de 100 mil beneficiários. As demais operadoras têm prazo até abril de 2014.
Em julho deste ano, a Ouvidoria da ANS já havia realizado um curso de capacitação para preparar ouvidores que atuam na saúde suplementar para os novos desafios do setor, abordando indicadores de eficiência e conceitos sobre o trabalho e a implantação de ouvidorias pelas operadoras.
Acesse o Manual de Ouvidoria da Saúde Suplementar