Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Descoberta

Antibiótico que ataca superbactéria é encontrado no mar

BBC Brasil
01 ago 2013 às 14:43

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cientistas da Califórnia, nos EUA, descobriram um novo composto antibiótico que é extraído de um microrganismo encontrado em sedimentos do mar.

A descoberta de novos agentes antibióticos é considerada algo raro. Por isso, especialistas afirmam que o achado pode ajudar a combater a atual resistência de bactérias aos antibióticos atualmente em uso - considerada um grave problema mundial de saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os cientistas americanos ressaltam que o novo composto, chamado anthracimycin, parece ser efetivo no combate ao Staphylococcus aureus - bactéria de fácil contágio por contato e que pode gerar infecções difíceis de tratar, por ter se tornado resistente à maioria dos antibióticos em uso.

Leia mais:

Imagem de destaque
De 2 a 20 de dezembro

Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina

Imagem de destaque
Saiba mais

Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?

Imagem de destaque
Análise

Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro

Imagem de destaque
Chips da beleza

Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM


O anthracimycin também demonstrou ser capaz de eliminar o antrax - bactéria conhecida por seu uso em armas químicas de bioterrorismo.

Publicidade


A pesquisa californiana teve os resultados divulgados na publicação científica alemã Angewandte Chemie.


Nova arma

Publicidade


O composto antibiótico anthracimycin tem uma estrutura química única, o que poderia levar ao desenvolvimento de uma nova classe de remédios antibióticos.


Para o diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, Thomas Frieden, o risco gerado pelas bactérias resistentes aos antibióticos em uso é um "pesadelo" para o cientistas de todo o mundo.

Publicidade


E a CMO (secretária-geral para assuntos da saúde) da Grã-Bretanha, Sally Davies, define a ineficiência dos antibióticos como uma "bomba-relógio ativada" que ameaça a segurança nacional.


A Sociedade de Doenças Infecciosas da América também expressou preocupação com o não-desenvolvimento de novos antibióticos para conter a resistência aos medicamentos atuais.

Publicidade


Por isso, a descoberta de um novo composto antibiótico traz esperanças.


A estrutura da anthracimycin é descrita pelo cientista Kyoung Hwa Jang e sua equipe no jornal científico do Instituto de Oceanografia Scripps como algo único, por ser diferente dos outros antibióticos naturais já descobertos.

Publicidade


Do fundo do mar


O novo composto antibiótico foi extraído da bactéria Steptomyces, coletada pelo cientista Christopher Kauffman em sedimentos do oceano pacífico.

Publicidade


William Fenical, do Scripps, disse que "a real importância deste trabalho é que a anthracimycin tem uma estrutura química única".


"A descoberta de um composto químico realmente novo é bem rara. Ela vem a somar-se a várias descobertas anteriores que mostram que bactérias marinhas são geneticamente e quimicamente únicas", ressalta Fenical.

O anthracimycin, que têm demonstrado sua eficácia no combate ao antrax e ao Staphylococcus aureus, indica o potencial dos oceanos como fonte para de novas substâncias, já que ainda há grandes áreas marinhas inexploradas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo