Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em farmácia

Anvisa apreende falsa vacina contra gripe suína

Agência Estado
14 abr 2010 às 09:38

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Polícia Federal (PF) apreenderam vacinas falsificadas, entre elas contra Influenza A (H1N1), em uma drogaria do município de Dom Cavati, na região da cidade mineira de Governador Valadares (MG). O proprietário e a farmacêutica responsável do estabelecimento foram presos.

Foram apreendidas também a vacina Tetavax, contra tétano, proibida desde 2006, e vacinas contra gripe sazonal de origem desconhecida. Também foi constatada a venda de medicamentos controlados sem escrituração. Os produtos imitavam vacinas registradas do laboratório Sanofi-Pasteur.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao saber da ação dos fiscais, outra drogaria, no município vizinho de Fernandes Tourinho, procurou a PF porque suspeitava da qualidade das vacinas contra a gripe suína que tinha adquirido. Essas vacinas também foram identificadas como produtos falsificados. Os números dos lotes impressos nas embalagens também simulavam produtos registrados.

Leia mais:

Imagem de destaque
De 2 a 20 de dezembro

Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina

Imagem de destaque
Saiba mais

Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?

Imagem de destaque
Análise

Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro

Imagem de destaque
Chips da beleza

Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM


Os dois casos levaram a equipe de fiscalização à Soros e Vacinas Spardini, uma distribuidora fantasma que funciona numa residência em Governador Valadares. O proprietário está desaparecido.

Publicidade


Alerta


Por conta da apreensão das vacinas falsificadas, a Anvisa alerta que a venda de quaisquer vacinas em farmácia e drogarias é proibida. As vacinas vendidas nesses estabelecimentos são provavelmente falsificadas ou de produção clandestina.

A vacina contra a Influenza A (H1N1) está sendo distribuída gratuitamente nos postos de saúde. Já os cidadãos de faixas etárias não cobertas pela campanha pública de vacinação do Ministério da Saúde podem adquirir a vacina, mas somente em hospitais e clínicas privadas autorizadas pela vigilância sanitária.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo