A Anvisa aprovou mais um teste sorológico para detectar o vírus da zika em exames de sangue mesmo muito tempo após a infecção. O decreto, que será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda (15), permite a revenda do teste sorológico, capaz de verificar a presença de anticorpos para o vírus em 15 minutos.
O teste, feito pela canadense Biocan Diagnostics, detecta tanto anticorpos contra a zika após a infecção como em sua fase aguda. Na primeira semana de fevereiro, a Anvisa liberou o registro de outros testes sorológicos para detecção de anticorpos do vírus zika.
Até o momento, os testes aplicados mais usados são genéticos e levam até uma semana para terem resultado. Além disso, o teste genético só é eficaz durante o quadro agudo da infecção –ou seja, quando a pessoa apresenta sintomas da doença. No entanto, a empresa canadense alerta em sua página oficial que os resultados do exame devem ser verificados posteriormente por outros exames.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Com a aprovação, empresas podem comercializar os testes para laboratórios, o que deve aumentar a capacidade de diagnóstico de pessoas infectadas pelo vírus no país.