Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vacinação

Anvisa autoriza início de aplicação da vacina Butanvac em testes com voluntários

Natália Cancian - Folhapress
08 jul 2021 às 12:24
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta quarta-feira (7) o início da vacinação de voluntários que farão parte dos testes clínicos da Butanvac, vacina contra Covid em desenvolvimento pelo Instituto Butantan.

A decisão foi tomada após reunião entre as equipes técnicas da agência e do laboratório. Em nota, o instituto Butantan diz que a previsão é que o estudo inicie já "nos próximos dias".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O protocolo clínico da pesquisa da Butanvac já havia sido aprovado pela Anvisa em 9 de junho. Segundo a agência, porém, ainda havia informações pendentes para o início dos testes, as quais foram apresentadas nesta quarta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde

Imagem de destaque
Veja os sintomas

Transmitida por mosquito, febre oropouche tem alta no Brasil


Com isso, o Butantan poderá agora iniciar a aplicação das doses.
O estudo será realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Publicidade


O aval da Anvisa corresponde às fases 1 e 2 da pesquisa, quando são confirmados dados de segurança observados em estudos pré-clínicos e obtidas as primeiras informações de eficácia da vacina. A previsão é que essas fases envolvam até 6.000 voluntários acima de 18 anos.


Os testes, no entanto, devem ser divididos em três etapas -de acordo com o Butantan, a primeira delas envolverá 418 pessoas.

Publicidade


Segundo o laboratório, os voluntários inscritos começaram a ser cadastrados pelo HC de Ribeirão Preto ainda na última semana. A seleção deve ser feita considerando aqueles mais próximos do local dos testes e que ainda não receberam doses de vacinas contra a Covid.


A vacina será aplicada com duas doses, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda.

Publicidade


De acordo com o Butantan, inicialmente, o estudo clínico vai avaliar se a vacina é segura e aspectos da dosagem. "Em um segundo momento, será estudada a imunogenicidade, ou seja, a resposta imunológica que os participantes do estudo desenvolverão. O estudo clínico da Butanvac será de comparação, ou seja, os resultados da pesquisa serão comparados aos das vacinas já descritas, permitindo inferir a eficiência da vacina", informa.


A tecnologia da vacina é baseada no uso de um vetor viral -no caso, o vírus da doença de Newcastle geneticamente modificado, desenvolvido por cientistas norte-americanos na Icahn School of Medicine at Mount
Sinai, dos Estados Unidos, e inativado para formulação do imunizante.


O desenvolvimento complementar da vacina é feito totalmente com tecnologia do Butantan, informa o laboratório.

Ainda em nota, o instituto diz que já possui 10 milhões de doses estocadas da Butanvac, e que a expectativa é ter 40 milhões de doses prontas até outubro. A vacina, porém, ainda precisará ter os estudos clínicos concluídos e ser aprovada pela Anvisa para ser utilizada em larga escala.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade