Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Covid-19

Anvisa pede que Fiocruz prove que vacina de Oxford importada da Índia é semelhante à do Reino Unido

Natália Cancian - Folhapress
04 jan 2021 às 15:27

Compartilhar notícia

Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!

Após obter aval para importar 2 milhões de doses da vacina de Oxford contra a Covid-19, a Fiocruz corre agora para obter os últimos documentos exigidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que permitam à instituição pedir o uso emergencial da vacina no Brasil.


Entre os pontos pendentes estão dados sobre a composição do imunizante e que mostrem que a vacina, que deve ser importada do Serum Institute, da Índia, é a mesma já usada no Reino Unido, por exemplo.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


"É necessário entender se o produto do fabricante indiano é semelhante ao fabricado no Reino Unido e que teve os dados clínicos aprovados", informa a agência.


Os itens foram discutidos em reunião entre representantes da Fiocruz e Anvisa na segunda-feira (4). A previsão da Fiocruz é apresentar um pedido de uso emergencial da vacina até quarta (6).


Nos últimos dias, a Fiocruz obteve aval da agência para importar, de forma excepcional, 2 milhões de doses já prontas da vacina. A medida faz parte de uma estratégia para tentar antecipar o início da vacinação para janeiro.


No domingo (3), porém, o CEO do Instituto Serum disse a agências de notícias estrangeiras que a Índia não permitirá, ao menos até março, a exportação das doses que produzirá da vacina de Oxford. A instituição havia sido contratada para produzir 1 bilhão de doses do imunizante para países em desenvolvimento.


Ainda não há informações sobre o impacto da medida no acordo para obter as 2 milhões de doses.


A vacina de Oxford é hoje a principal aposta do governo brasileiro para a imunização contra a doença.

Cadastre-se em nossa newsletter

O plano do governo é iniciar a vacinação com essas doses iniciais, importadas, enquanto a Fiocruz, que tem uma parceria com a AstraZeneca, começa a produção das demais 100 milhões de doses previstas em acordo com a farmacêutica –e cuja entrega é prevista para ser iniciada em fevereiro e concluída ao longo do primeiro semestre.


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas