Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sputnik V

Anvisa recebe pedido de avaliação preliminar de documentos da vacina russa

Folhapress
30 out 2020 às 14:58
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu pedido de avaliação de documentos preliminares referentes à vacina contra a Covid-19 Sputnik V, de origem russa.


A agência, no entanto, ressalta que não se trata ainda de um pedido de autorização para testes clínicos e nem de registro da imunização.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya foi a primeira vacina registrada contra a Covid-19 no mundo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses


Após o anúncio do registro da vacina na Rússia, os governo do Paraná e da Bahia assinaram protocolos de intenções para a realização de testes e desenvolvimento da vacina. O governo baiano já anunciou, inclusive, a compra de 50 milhões de doses.

Publicidade


O Fundo de Investimento Direto da Rússia, a empresa União Química Farmacêutica Nacional e o governo do Paraná, que mantém parceria com o laboratório russo para o desenvolvimento da vacina, informaram na manhã desta sexta-feira (30) a submissão dos documentos preliminares.


"O Fundo de Investimento Direto da Rússia, com o apoio do governo do estado do Paraná, estão cooperando proativamente com a Anvisa, que tem desempenhado um papel fundamental até este momento de forma a garantir o registro da vacina Sputnik V no país assim que possível", afirma em nota o presidente do fundo, Kirill Dmitriev.

Publicidade


"Enquanto a situação global referente à Covid-19 não apresentou melhoras, nossa parceria em torno da vacina Sputnik V vai ajudar a coordenar os esforços de nossos países e oferecer à população brasileira uma vacina segura e efetiva baseada numa plataforma bem estudada de vetor adenovírus", diz.


Em nota, a Anvisa confirmou o recebimento dos documentos. "A Anvisa recebeu nesta quinta-feira (29) um email do laboratório União Química comunicando sobre a apresentação apenas de documentos prévios. Os documentos foram enviados com um pedido para que a Anvisa faça uma análise prévia, antes da apresentação formal do pedido de pesquisa", explicou.

Publicidade


A Anvisa esclareceu que o chamado Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento, necessário para a autorização de pesquisas clínicas, não foi apresentado. "Na prática, a pesquisa não está autorizada e esse pedido ainda não foi feito pelo laboratório", disse.


Na semana passada, o laboratório brasileiro União Química havia divulgado um acordo com o Fundo de Investimento Direto da Rússia para a produção da imunização contra a Covid-19 a partir da metade do mês de novembro.

Publicidade


No entanto, a farmacêutica evitou fornecer mais detalhes, argumentando que assinou um acordo de confidencialidade.


Apesar de já ter sido aprovada na Rússia, a vacina Sputnik ainda está em fase 3 de testes naquele país, com a participação de 40 mil voluntários. Os responsáveis pela imunização afirmam que os primeiros resultados do estudo devem ser publicados em novembro.


No início de setembro, os primeiros resultados das fases 1 e 2 de ensaios clínicos foram publicados na revista científica The Lancet e mostraram que a vacina é capaz de induzir resposta imune e ser segura.

A imunização consiste em duas doses intramusculares aplicadas com 21 dias de intervalo. De acordo com os pesquisadores do Instituto Gamaleia, o uso de dois adenovírus como vetores é uma tecnologia única e foi resultado de uma engenharia genética avançada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade