Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Teste

Anvisa simplifica entrada de produtos para antidoping

Portal Anvisa
06 mar 2013 às 14:42

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou, na última terça-feira (5), uma norma que simplifica o processo de importação dos produtos utilizados nos testes antidoping que serão aplicados nos atletas durante os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

A norma foi aprovada durante reunião da Diretoria Colegiada e desburocratiza o procedimento de importação de substâncias utilizadas nos testes e dos kits necessários para o único laboratório antidoping que opera no Brasil, o Ladetec, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As substâncias utilizadas nos testes de dopagem como parâmetros para os exames, como os entorpecentes e medicamentos que interferem no desempenho dos atletas, são produtos de uso proibido no Brasil e em centenas de países. Para que as empresas importadoras tragam esses produtos para o Ladetec com agilidade, a Anvisa simplificou as normas de importação. Essas substâncias estão listadas na Portaria 344/98.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas


Com a publicação da RDC da Anvisa no Diário Oficial da União (DOU), o que deve acontecer nesta quarta-feira (6), o país passa a ter uma norma única para eventos esportivos realizados em território nacional. Em anos anteriores, o Brasil publicou regras específicas de acordo com cada evento realizado, como os Jogos Mundiais Militares de 2011 e os Jogos Pan-Americanos de 2007.

O grupo de trabalho que elaborou a norma contou com técnicos da Anvisa, da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e do Ladetec, único laboratório brasileiro credenciado junto à Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo