A Anvisa determinou, na última terça-feira (12), a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o país, dos lotes 3226, 3224, 3221 e 3215 do medicamento Hidróxido de Alumínio suspensão oral 60mg/mL - marca Alumimax, fabricados pela empresa Natulab Laboratório S.A. Os lotes em questão apresentaram resultados insatisfatórios nos ensaios de Aspecto e pH. O fabricante deverá promover o recolhimento do estoque existente no mercado.
Também foi determinado, como medida de interesse sanitário, a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Álcool etílico hidratado Sulmar (92,8º INPM, 1 litro, forma líquida) fabricado pela empresa Mega Química Indústria e Comércio Ltda. O produto apresenta graduação superior ao permitido pela Anvisa. A empresa deverá recolher todos os lotes do produto citado.
Foi determinado também a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso, bem como a proibição da divulgação do produto Água Sanitária Dona Clara, fabricado pela empresa Jangada Indústria e Comércio de Sabão Ltda. Os produtos comercializados pela empresa não possuem registro ou cadastro nesta Agência.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
Cosméticos
Foram suspensas ainda a distribuição, comércio e uso de todos os lotes dos produtos "Softlê – Fluido para área dos olhos - Tensine e Raffemine", "Loção Hidratante – Cenoura com Filtro Solar", "Creme hidratante de beterraba com filtro solar", "Love Me! Gel Íntimo Lubrificante a Base D’água – Titti Frutti", "Softê creme hidratante corporal multifuncional – filtro solar, óleo de rosa mosqueta e aloe vera", "Softê creme hidratante corporal com vitamina E, FPS e aveia – renovação celular" e "Plenew creme para 40 anos". Os produtos citados foram fabricados pela empresa Natu Belly Indústria e Comércio Ltda e não apresentam registros ou notificações validados junto a Anvisa.
Recolhimento voluntário
A Anvisa também dá publicidade ao recolhimento voluntário do lote BS68088 do medicamento Novolin R (Insulina Humana 100 UI) apresentação Penfill, fabricado pela empresa Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil. O recolhimento é em virtude do desvio de qualidade no transporte durante a importação do lote. Está suspensa a distribuição, comércio e uso das unidades do lote citado acima.
Todas as determinações foram publicadas no Diário Oficial da União sa última terça-feira (12).