Das quatros ambulâncias básicas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que estavam em manutenção, por meio de um contrato emergencial, duas voltam a atender a população londrinense após a conclusão dos reparos. A informação foi confirmada pelo coordenador geral do Samu, em Londrina, Alessandro Sella.
De acordo com ele, uma das unidades foi liberada na tarde desta sexta-feira (26) e o conserto de mais uma ambulância será concluída ainda hoje. "Assim, o Samu volta a funcionar com quatros unidades básicas, considerado o mínimo necessário para o atendimento adequado, conforme o Ministério da Saúde", garantiu.
Sella informou que as outras duas ambulâncias, que ficarão na reserva, continuam na manutenção, pois sofreram maiores danos e precisam de um maior tempo para conclusão dos reparos.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
O coordenador geral também revelou que duas novas unidades chegarão em Londrina até o dia 19 de novembro. Ele explicou que com o aumento da demanda em 44% na cidade, o Samu solicitou novas ambulâncias ao Ministério da Saúde. "Estamos aguardando a carta de doação para buscar os veículos, que já estão no pátio da empresa fornecedora em Tatuí, no interior de São Paulo", comentou.
"Passaremos a contar com cinco unidades básicas e duas ambulâncias avançadas, o que vai ajudar a melhorar o atendimento, principalmente entre o final de 2012 e início do próximo ano", acrescentou.