O Senado aprovou nesta quarta-feira, 17, o projeto de lei complementar 5/09, que inclui as vacinas contra hepatite A, varicela, pneumococo, meningocócica conjugada C e pneumocócica conjugada sete valente no Calendário Básico de Vacinação da Criança do Sistema Único de Saúde.
De autoria do deputado Alexandre Silveira (PPS-MG), o projeto teve o senador Mão Santa (PSC-PI) como relator na Comissão de Assuntos Sociais. O texto segue agora para sanção do presidente da República.
A proposta determina que o SUS ofereça os meios necessários para a execução da medida. A lei entrará em vigor no primeiro dia do exercício financeiro subsequente à data de sua publicação.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
O autor do projeto diz que essas vacinas são eficazes na redução da mortalidade associada a doenças como hepatite, meningite e pneumonia, entre outras. Atualmente, as doses são oferecidas pelo SUS para portadores de HIV, doenças pulmonares crônicas ou para quem vai se submeter a transplantes.
Para Silveira, a inclusão dessas vacinas no calendário oficial deve reduzir significativamente a mortalidade infantil no País. Segundo o relator da matéria, as doenças pneumocócicas estão entre as que provocam maior mortalidade em crianças no mundo.
Vacinas
A vacina contra a hepatite A previne a inflamação do fígado causada pelo vírus HAV. Por seu modo de transmissão, é típico de áreas menos desenvolvidas, com más condições de higiene e falta de saneamento básico. Nesses locais, a doença predomina em crianças de 2 a 6 anos, mas pode ser adquirida em qualquer idade.
A meningocócica conjugada C protege contra a bactéria meningococo C, que causa meningite principalmente em crianças de até 4 anos. Dados demonstram que 60% das meningites - inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e medula espinhal - são causadas pelo meningococo C. A transmissão é de pessoa para pessoa por meio de beijo e secreções expelidas por tosse, fala ou espirro.
As vacinas contra pneumococo e pneumocócica conjugada sete valente previnem a pneumonia. A outra dose evita a varicela (catapora), doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster.