O departamento de Prevenção Municipal de Combate a Dengue e Combate a Endemias, da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), confirmou o primeiro caso autóctone de dengue no município. O resultado do exame, feito pelo Laboratório Central (Lacen) chegou hoje (segunda-feira 07/06). O paciente, com 19 anos, é soldado do 30º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz) de Apucarana e morador do Núcleo Habitacional Vale Verde.
Além do resultado já confirmado, mais três casos suspeitos no 30º BIMtz estão sendo investigados. "Já obtivemos o resultado de dois, dos quatro casos suspeitos. Um deu positivo e o outro negativo. O paciente em que confirmamos a doença não viajou nos últimos dias, porém, um, dos outros três casos suspeitos, esteve fora da cidade no período em que os primeiros sintomas da doença foram registrados", explica o coordenador Municipal do departamento de Combate a Endemias, Flávio Boiça.
Segundo ele, já foram realizados bloqueios com larvicida e com UBV costal tanto nas imediações do 30º BIMtz, como no Núcleo Vale Verde. "No 2º Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) programado, realizado entre os dias 05 a 09 de abril, o índice de infestação do mosquito na região que compreende o 30º BIMtz foi de 3,2 e, na região do Vale Verde o índice registrado foi de 3,3", relembra Boiça.