Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dados preocupantes

Apucarana: gripe em crianças e jovens cresce 70%

Agência Brasil
25 out 2009 às 12:19

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em Apucarana, região central do Paraná, município a 369 quilômetros de Curitiba, o número de casos confirmados de influenza A (H1N1) – gripe suína – entre crianças e adolescentes aumentou em 70%, no último mês. Atualmente, são 1.378 casos suspeitos da doença. Dos 86 casos confirmados em laboratório, 42,68% foram registrados em crianças de até 10 anos e 18,29% na faixa etária de 11 a 16 anos.

A coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Apucarana, Gelcy Marchine, afirmou que a constatação foi determinante para suspender as aulas por uma semana em escolas e creches onde ocorreu a doença. "Isso está acontecendo alternadamente: alguns estão voltando às aulas já na segunda-feira (26) e outros cumprem o período determinado de uma semana, até a quarta-feira (28)". A medida afetou cerca de 1,5 mil alunos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a coordenadora, no período de maior infestação do vírus da nova gripe, as crianças estavam em casa por determinação das autoridades estaduais, o que fez com que elas não desenvolvessem defesas imunológicas. "Como o convívio é muito próximo, pois as aulas são em tempo integral, mesmo com todos os cuidados de prevenção que adotamos é difícil não haver o contágio."

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


Entre as medidas adotadas, a prefeitura decidiu também cancelar o Festival de Artes da Rede Estudantil (Fera) e da Educação com Ciência, que seria realizado nos próximos dias.

Publicidade


Em todo o Paraná, são 20.749 casos confirmados por exame laboratorial e por critérios clínicos, sendo que 269 tiveram complicações e morreram.


"A situação está estabilizada. As ocorrências diminuíram com o fim do calor e o número de mortes é proporcional ao de registro de casos. Os estados do Sul, principalmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina, foram os mais suscetíveis ao vírus", afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, José Lúcio dos Santos.


Santos alerta a população para que mantenha hábitos como lavar as mãos com água e sabão constantemente, evitar aglomerações e manter os lugares bem arejados. "Não podemos esquecer que o vírus ainda está circulando, com maior intensidade agora no Hemisfério Norte. Devemos ficar atentos ao que vai acontecer por lá, como o vírus vai se comportar em relação à disseminação, transmissibilidade, letalidade e eficácia da vacina, porque no próximo inverno poderemos ter situação semelhante", afirmou.

Para ele, o conceito de gripe tem que ser revisto: "Pessoas com sintoma devem procurar orientação médica e não banalizar a doença, como é típico de nossa cultura."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo