A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas confirmou o primeiro caso de zika vírus no município. A notificação foi realizada há 30 dias, o resultado aponta um caso na região oeste da cidade do município, sendo a vítima uma mulher de 58 anos.
O secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, ressalta que antes mesmo da confirmação do caso, uma ação intensificada foi realizada pelo Controle de Endemias na região em que houve a notificação.
"É importante destacar que o resultado é apresentado 30 dias após a notificação, ou seja, desde então as equipes tem trabalhado com muito empenho e agilidade naquela região para eliminar a proliferação do mosquito transmissor. Podemos considerar que por não haver mais nenhuma notificação o problema foi solucionado", frisou o secretário.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Segundo o Controle de endemias de agosto de 2015 até esta segunda-feira (22), foram registradas 378 notificações de casos de dengue; destes, 105 aguardam resultado, e 10 casos foram confirmados, sendo sete importados. Cinco notificações da febre chikungunya; e quatro de zika vírus, destes um confirmado.
Ainda de acordo com o secretário, o Controle de Endemias tem realizado ações intensificadas em campo, fiscalizando e orientando moradores. O trabalho em campo inclui ainda as equipes que têm realizado a pulverização manual, passando o inseticida como forma de prevenção para evitar focos de proliferação do Aedes aegypti.
Neste sábado, 27, a Secretaria de Saúde realiza um grande mutirão contra a dengue em todos os bairros da cidade, em parceria com as pastorais. Dia 29, o mutirão segue no Assentamento Dorcelina Folador, Campinho e Coqueiral.