Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pandemia

Arapongas estende vacinação contra a Covid-19 aos profissionais da Saúde com 60 anos ou mais

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 fev 2021 às 11:40
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) informou nesta quarta-feira (24) que vai estender a vacinação contra a Covid-19 aos profissionais do setor acima dos 60 anos, sendo trabalhadores da Saúde (em escalonamento, subgrupos – servidores dos demais serviços ambulatoriais). Segundo o secretário Moacir Paludetto Jr, os profissionais da saúde de Arapongas foram subdivididos em grupos 10 grupos, com vacinação por etapas.


"Agora, chegamos no grupo nove. Com isso, a vacinação contra a Covid-19 encontra-se estendida para os trabalhadores de Saúde do com 60 anos ou mais, ou seja, dos profissionais dos serviços ambulatoriais, inclusive da iniciativa privada, com 60 anos ou mais, e em exercício da profissão, tais como: médicos, biomédicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, atendente de farmácia, farmacêuticos – bioquímicos, cuidadores domiciliares e doulas”, afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O município também informou que as etapas da vacinação estão condicionadas à disponibilização de vacinas pelo ente federal e, posteriormente pelo ente estadual. Sendo assim, poderão ocorrer interrupções caso as doses acabem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diferença de gêneros

Mulheres precisam de menos exercícios do que os homens para uma vida mais longa, diz pesquisa

Imagem de destaque
Nesta quinta-feira

Governo do Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para a dengue

Imagem de destaque
Entenda

O que é embolia pulmonar e por que o risco é maior durante voos

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso


Esquema

Publicidade


A vacinação ocorrerá a partir desta quarta no prédio anexo à UPA (Unidade Pronto Atendimento), na rua Atingau, jardim Caravelle (rua lateral), das 13h às 1630, local onde se encontra equipe remota de vacinação, também de posse de documento de identidade, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.


Os Trabalhadores de Saúde deverão comprovar o exercício da profissão por meio de cópia (a ser retida) de um dos seguintes documentos: Carteira de Trabalho; Carteira do Conselho de Classe Profissional; Contrato de Trabalho ou Holerite, onde esteja evidenciada a profissão e o seu exercício atual. "Reitero que a inexistência de um dos documentos supracitados: RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência, carteira de vacinação ou cópia de documento comprobatório do exercício profissional impedirá a efetivação da vacinação”, explica o secretário.

Publicidade


Contraindicações


Menores de 18 anos; Febre ou sintomas gripais; Doença aguda ou início agudo de doenças crônicas; Positivados para Covid-19, nos últimos 30 dias, e se assintomático, a partir do primeiro exame positivo; Vacinados (qualquer), nos últimos 14 dias; Reação anafilática confirmada a 1ª dose.

Publicidade


Advertências


Em uso de antiagregantes plaquetários, anticoagulante orais, necessidade de administração da vacina o mais longe possível da última dose do(s) medicamento(s); transplantados, oncológicos, imunossuprimidos e portadores de doenças reumáticas imunomediadas previamente advertidos e com prescrição médica; gestantes, puérperas e lactantes previamente advertidas e com prescrição médica; - O esquema vacinal de duas doses deve ser iniciado e completado com vacinas do mesmo laboratório. Sem mais para o momento, me coloco a disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

Considerando a ausência de estudos de coadministração, neste momento, A Secretaria de Saúde não recomenda a administração simultânea das vacinas Covid-19 com outras vacinas. Desta forma, preconiza-se um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas Covid-19 e as diferentes vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade