Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Coronavírus

Arapongas inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos nesta terça

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 jan 2022 às 17:55
- Marcelo Camargo/ Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir desta terça-feira (18), Arapongas iniciará a vacinação contra a Covid-19 do público infantil de 5 a 11 anos. Serão priorizadas crianças com deficiência permanente, comorbidades ou que residam com pessoas com alto grau de imunossupressão.


As aplicações serão feitas nos Pronto Atendimentos 18 Horas do Conjunto Flamingos, Zona Sul e Jardim Petrópolis, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14. O horário é exclusivo para a vacinação do público de 5 a 11 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais), será agendado horário específico para a vacinação, que será feita na sede da instituição.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde

Imagem de destaque
Veja os sintomas

Transmitida por mosquito, febre oropouche tem alta no Brasil

Imagem de destaque
Sem condições

Médico acusado de trabalhar embriagado pula a janela para fugir da polícia em Mauá da Serra


O município recebeu um lote de imunizantes com 630 doses para o público infantil. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde seguirá critérios. “Nesta primeira etapa da vacinação infantil serão priorizados alguns grupos. Considerando a baixa quantidade de doses recebidas neste momento”, explica o secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr.

Publicidade


Grupos infantis prioritários


- Crianças de cinco a onze anos com deficiência permanente ou comorbidades, conforme laudo disponibilizado no site oficial do município. Formulário de Atendimento aos Critérios de Comorbidades - Crianças.

Publicidade


Caso a criança tenha alguma deficiência permanente, também serão aceitos outros documentos comprobatórios, como extrato/holerite BPC (Benefício de Prestação Continuada) e cartão de gratuidade de transporte coletivo, interestadual ou outros.


- Crianças de cinco a onze anos que residam com familiares com alto grau de imunossupressão (imunodeficiência primária grave, tratamento ativo de quimioterapia para câncer, transplantado de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras, pessoa com HIV/Aids, uso de corticoides em dose maior ou igual a 20mg por dia de prednisona ou equivalente, paciente em hemodiálise, paciente com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, uso de drogas modificadoras da resposta imune), conforme laudo disponibilizado no site oficial do município. Formulário de Atendimento aos Critérios de Imunossuprimidos.

Publicidade


Documentação


Para a imunização, é necessário apresentar CPF, Registro de nascimento ou RG, Cartão do SUS, comprovante de residência e caderneta de vacinação da criança.

Publicidade


Os pais também devem entregar um termo assinado de assentimento/consentimento da vacina, disponível no site oficial do município, e uma cópia de documento de identificação com foto, dos pais ou responsáveis. Ambos os documentos serão retidos.


Em caso de consentimento emitido por responsável legal, é necessário apresentar cópia (a ser retida) de certidão ou termo de compromisso de guardião ou tutor.

Publicidade


Regras


Antes de aplicar a vacina, os profissionais de saúde deverão mostrar aos pais ou responsáveis que se trata da vacina contra a Covid-19 Comirnaty (Pfizer/Wyeth), frasco na cor laranja, com a dose aspirada de 0,2ml, ou seja, 10 microgramas, quantidade equivalente a 1/3 da dose usada nos adolescentes e adultos.


Conforme orientação do Ministério da Saúde, após aplicação da vacina contra a Covid-19, a criança deve permanecer no local, em observação, por 15 a 20 minutos.


O público acima de 12 anos continuará recebendo as vacinas nos mesmos locais, das 14h às 20h.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade