Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça em casa

Armadilha feita com pneu é nova aposta contra dengue

Redação Bonde
19 abr 2016 às 17:48

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Diante da crescente epidemia do Aedes aegypti, que tem causado inúmeras mortes por todo o país, a melhor forma de combatê-lo ainda é a prevenção. Eliminar os focos de água parada é a recomendação principal dos agentes públicos contra o Aedes aegypti, transmissor do zika, febre amarela, dengue e chikungunya.

Mas será que existe um método mais eficiente para acabar com o mosquito? Uma 'engenhoca' feita com pneus é a mais nova forma de barras a produção do inseto, e, de quebra, reutilizar os pneus velhos atirados nas ruas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Intitulada de Ovillanta, o produto é bastante simples: metade de um pneu velho com uma válvula de escape no meio. O pneu é preenchido por água e uma solução leitosa com o cheiro dos próprios mosquitos para atrair as fêmeas. Esse feromônio, criado pela Universidade Laurentia, no Canadá, funciona como um chamariz para os insetos depositarem seus ovos sobre tiras de papel ou madeira que flutuam no interior do pneu.

Leia mais:

Imagem de destaque
Boa notícia

Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa


As tiras são retiradas duas vezes por semana e os ovos, destruídos com álcool ou fogo. Depois disso, a solução chama-mosquito é filtrada através da válvula do fundo do pneu e volta a ser utilizada - com o passar do tempo, o feromônio fica mais forte e atrai ainda mais fêmeas a largarem seus ovos na armadilha - em vez de botá-los em outros lugares, onde as larvas vingariam.

Publicidade


Os testes foram feitos por 10 meses em sete bairros da cidade guatemalteca de Sayaxché, onde os pesquisadores do México e do Canadá coletaram e destruíram mais de 18 mil ovos de mosquito com 84 Ovillantas. Eles observaram que depois da colocação das armadilhas não foram registrados novos casos de dengue na região.


Apesar da gambiarra não parecer a solução mais tecnólogica para acabar com o Aedes, é uma alternativa acessível e segura para lugares que não têm muitos recursos para conter as doenças epidêmicas transmitidas por ele. O uso de Ovillantas é 20% mais barato que se comparado aos pesticidas e ainda conta com a vantagem de não prejudicar outros predadores que convivem com o mosquito.


Confira o vídeo e faça em casa você também:


(com informações do site SuperInteressante)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo