Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Combate

Aromaterapia minimiza problemas respiratórios no outono

Redação Bonde
21 mar 2011 às 15:19
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas crianças sofrem com a chegada do outono. A estação traz consigo mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar e, devido às inversões térmicas, aumento da poluição. A consequência disso são os problemas respiratórios e as alergias como a bronquite, asma, rinite, além das gripes e resfriados frequentes.

Segundo a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf – idealizadora da By Samia Aromaterapia - além das características da estação que favorecem o surgimento de tais problemas, outros fatores também colaboram para aumentar a preocupação dos pais. "As crianças possuem as vias respiratórias estreitas e delicadas, o que as torna mais sensíveis aos agressores externos como os fungos, bactérias, ácaros e a própria poeira doméstica. Outra questão é que no outono, é comum ficarem em ambientes mais fechados e pouco ventilados, o que também contribui para prejudicar a saúde respiratória".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Aromaterapia pode ajudar os pequenos a enfrentar os problemas respiratórios típicos do outono. Os Óleos Vegetais e Óleos Essenciais puros - que são substâncias naturais presentes nas flores, folhas, casca de árvores, casca dos frutos cítricos, raízes, sementes e bagas – são bastante eficazes. Eles não têm contra-indicações e podem ser usada por crianças de todas as idades.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


A seguir, Sâmia compartilha algumas receitas:

Publicidade


Assepsia da casa


No outono, é recomendável fazer uma boa limpeza na casa, o que ajudará a prevenir o surgimento das alergias. Veja os ingredientes:

Publicidade


1 l de álcool de cereais
10 ml de Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora
10 ml de Óleo Essencial de Citronela
10 ml de Óleo Essencial de Cedro


Preparo: Acrescente todos os Óleos Essenciais ao álcool e guarde o concentrado em um vidro âmbar (escuro) limpo e esterilizado. Ao limpar a casa, utilize duas colheres de sopa do preparo em cada litro de água destinado à limpeza. É importante higienizar com todos os cômodos da casa incluindo jardins e quintais. Os Óleos Essenciais presentes na mistura não causam qualquer mal às plantas (ao contrário, deixam os insetos nocivos longe delas) e nem aos animais domésticos. Por isso, pode-se pulverizar jardins e vasos com a mistura diluída em água para eliminar insetos. Aplique a mistura também em armários e pisos de todos os tipos, inclusive os de madeira.

Publicidade


O segundo passo da assepsia é também bastante simples:


50 g de bicarbonato de sódio
10 gotas de cada um dos Óleos Essenciais citados na receita anterior (Eucalipto Citriodora, Citronela e Cedro)

Publicidade


Preparo: Misture os Óleos Essenciais no bicarbonato de sódio. Passe a mistura, que tem consistência quase seca, em colchões, cobertores, edredons, travesseiros, bichos de pelúcia, tapetes, cortinas, carpetes, almofadas e onde mais for foco de proliferação de ácaros. Deixe em repouso por dez a 15 minutos e, depois, aspire tudo com aspirador de pó.


Tratamento do alérgico

Publicidade


Uma massagem nas costas e no peito com o Óleo Vegetal de Copaíba dilui o muco produzido nos pulmões pelas doenças e alergias. Após a massagem, é necessário aplicar-se a tapotagem: com a mão em formato de concha, dê pequenos tapas nas costas do doente para que o muco se desprenda dos pulmões. A criança vomitará o catarro, tossirá e o engolirá (eliminado-o nas fezes). Isso ajudará na limpeza dos pulmões.


Outra ação eficiente é fazer inalação com uma gota de Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora ou uma gota de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta ou ainda o Eucalipto Glóbulus (ambos fluidificam o catarro).

Para os locais de clima seco, o ideal é colocar numa bacia um litro de água (pode ser fria ou quente), acrescida de cinco gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta e cinco gotas de Óleo Essencial de Lavanda, deixando a bacia em local alto para promover a umidificação do ar (com Em Pauta Comunicação).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade