Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ortopedia

Artroplastia trata casos avançados de artrose

Redação
29 nov 2017 às 15:31
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dor e dificuldade para executar tarefas simples do dia a dia. Quem tem artrose em estágio avançado sofre com dores intensas e queda na qualidade de vida. Quando os tratamentos conservadores não obtêm sucesso e estas queixas se tornam constantes, em geral, a indicação é passar pela artroplastia, cirurgia de prótese para substituir a articulação que está desgastada, geralmente joelho, quadril, tornozelo ou ombro.

Ortopedista da Uniort.e, Alexandre Queiroz explica que a artrose é uma doença degenerativa da articulação que leva ao desgaste da cartilagem. A saber, a cartilagem tem a função de proteger os ossos para que eles não tenham contato entre si, amortecendo o impacto. Sem ela, há o contato entre eles e a dor. "A artrose pode ser causada pela idade avançada, excesso de peso, prática de atividades físicas de grande impacto, trauma ou mesmo por questões hereditárias e genéticas. Em estágios iniciais, a doença pode ser controlada com tratamentos conservadores como uso de medicações anti-inflamatórias e analgésicas para alívio da dor e também fisioterapia para fortalecimento e alongamento muscular. Infiltrações com ácido hialurônico também podem ser prescritas pelo médico", descreve.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Especialista em joelho, ele aponta que a cirurgia é o recurso indicado para estágios avançados da doença. "Se a inflamação se torna crônica, a dor é constante, o joelho apresenta deformidade ou fica constantemente inchado, a prótese total de joelho tem indicação com bons resultados. A cirurgia tem por objetivo o alívio da dor e a melhora do movimento do joelho. Com a artrose avançada, o paciente acaba privado de atividades simples do dia a dia, perde amplitude do movimento por conta da dor e da rigidez da articulação", descreve o ortopedista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses


Também especialista em joelho, Marcus Vinícius Danieli explica que a cirurgia substitui a cartilagem deteriorada pela prótese. "Os resultados são muito bons e o paciente consegue recuperar o movimento que tinha antes da cirurgia. O movimento total de extensão e flexão nem sempre é possível, mas o retorno às atividades diárias é um ganho que o paciente tem, além da melhora da dor. Dados estatísticos apontam que 90% dos pacientes têm redução significativa da dor", destaca.

Publicidade


Como no joelho, o ombro é outra articulação que pode provocar dores se há artrose em estágio avançado, tendo indicação cirúrgica. "A técnica que tem resultados mais satisfatórios é a prótese de ombro, que pode ser parcial, total ou reversa. Tivemos muitos avanços tanto nas próteses como nas técnicas aplicadas, o que beneficia o paciente que necessita desta intervenção. Temos diferentes técnicas cirúrgicas que são indicadas conforme a clínica e as características do paciente. Privilegiamos sempre o tratamento individualizado do paciente", diz o ortopedista Daniel Vieira.


Segundo ele, a prótese proporciona o controle da dor relatada pelo paciente, pois o contato entre os ossos da articulação do ombro, que acontecia pela falta de cartilagem, deixa de existir com a presença da prótese. "O paciente consegue ter uma movimentação funcional do ombro e deixa de sentir dor", ressalta o especialista em ombro.

Publicidade


Um dos procedimentos que mais avançou nos últimos tempos é a prótese no tornozelo. A artroplastia nesta região veio como um avanço à artrodese, que limitava o movimento dos pés e tornozelos em pacientes que passavam pelo procedimento. "A grande vantagem desta nova técnica e prótese utilizada é que ela preserva o movimento do tornozelo. Até então, pacientes submetidos à artrodese para tratar artrose no tornozelo perdiam esse movimento. Além disso, ela tem menor retirada de osso e isso diminui a chance de soltura e a recuperação no pós-operatório é mais rápida", explica Cesar Martins, ortopedista com mais casos de artroplastia de tornozelo no Brasil.


Quando a artrose está nos quadris e provoca dores e limitação de movimento, novamente a artroplastia é indicada para ajudar a restabelecer a função desta articulação. Especialista em cirurgia do quadril, Walter Taki explica que os quadris são articulações muito estáveis, que conectam as pernas ao tronco, sendo muito importantes para o ser humano. "A prótese visa reproduzir esta articulação do quadril para melhorar a mobilidade na região e aliviar a dor provocada pelo desgaste articular. Nos casos iniciais de desgaste relacionados ao impacto femoroacetabular, conseguimos resultados muito satisfatórios com a videoartroscopia de quadril, que é um procedimento menos invasivo", destaca Walter Taki.

Publicidade


Shutterstock
Shutterstock


Também especialista em quadril, o ortopedista Rafael Tavares completa que toda cirurgia precisa ser bem indicada, o que traz sucesso ao resultado. "É importante lembrar que a prótese é uma articulação artificial, ou seja, não será exatamente a mesma coisa comparada a um quadril saudável. A grande vantagem dela está em devolver qualidade de vida ao paciente que sofre com a artrose e está com limitações no movimento justamente por conta da doença, além de sentir dores frequentes", diz Tavares.


Para obter o melhor resultado após a cirurgia, é fundamental seguir as orientações médicas, incluindo a fisioterapia. "O pós-operatório inclui a realização de exercícios específicos para a recuperação plena, é imprescindível que o paciente evite dobrar os quadris em angulação menor que 90 graus (ou seja, não sente em lugares que estão mais baixos que a altura do seu joelho), não faça agachamentos para pegar objetos no chão, tenha cuidado ao sentar no carro e em sofás e siga também as orientações sobre a melhor posição para dormir", orienta Taki para os casos de artroplastia no quadril.

Publicidade


O ortopedista João Paulo Guerreiro, especialista em joelho, acrescenta que a fisioterapia pós-operatória auxilia na reabilitação e na volta da amplitude do movimento do joelho, além de minimizar a perda de massa e força muscular e melhorar o alongamento. "É fundamental para que o paciente retome as atividades. Aliás, a fisioterapia deve começar logo após a alta", explica.


Uma informação importante é que algumas atividades não deverão ser realizadas por quem fez o procedimento. "Atividades de alto impacto e corrida não devem ser feitas por pessoas que passaram pela cirurgia de prótese total de joelho. Elas podem levar ao desgaste da prótese e, consequentemente, a volta da dor", esclarece Guerreiro.


Com a população vivendo cada vez mais, a artrose causada pela velhice também se eleva. As cirurgias de prótese avançaram muito, assim como os materiais utilizados. Os especialistas da Uniort.e afirmam que o objetivo de todo e qualquer tratamento é gerar o melhor resultado possível para o paciente, seja do ponto de vista da dor ou da possibilidade de fazer as atividades rotineiras novamente. "A artroplastia trouxe a possibilidade de retomar movimentos antes limitados pela artrose avançada. É um recurso que temos para pacientes que estavam muito prejudicados e sofriam com a doença", finaliza Cesar Martins.

Serviço
Uniort.e – Hospital de Ortopedia
Av. Higienópolis, 2.600 – Jardim Guanabara
Rua Santiago, 202 – Jardim Guanabara - Londrina (PR)
(43) 3377-0900 e (43) 3377-0921


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade