A Secretaria Municipal do Idoso interditou por tempo indeterminado na manhã desta sexta-feira (29) a Casa de Repouso Shamar, localizada na rua Pará, na região central de Londrina. Segundo a secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, a medida extrema teve que ser tomada em razão das péssimas condições da instituição quanto aos serviços de alimentação e limpeza dos ambientes.
De acordo com a secretária, a instituição vem sendo monitorada desde junho deste ano, quando chegou ao Conselho Municipal do Idoso uma denúncia anônima. Na época, a administração do asilo chegou a ser notificada e orientada pela Secretaria do Idoso para que fizesse as adequações necessárias, mas até hoje a situação permanecia a mesma.
Outra irregularidade encontrada pela Secretaria foi a internação de pessoas que não eram idosas. O asilo mantinha 16 idosos "internados", além de outras pessoas com menos de 60 anos.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
A secretária afirmou que atualmente estão em funcionamento 14 instituições que atendem os idosos, mas somente seis estão regularizadas, as demais estão em processo de regularização. "É muito importante a colaboração da população para que denuncie outras casas clandestinas como ocorreu neste caso", complementou. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3372-4502.
Liz Clara adiantou que pretende elaborar uma resolução junto ao Conselho Municipal do Idoso para que estas instituições só recebam alvará de funcionamento após autorização do Conselho.