A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) instituiu nesta quinta-feira (25) uma comissão para conduzir o procedimento administrativo que investigará o atendimento prestado à paciente Maria da Luz das Chagas dos Santos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Fazendinha, em Curitiba. A determinação da secretaria é para que o caso seja apurado com absoluto rigor. Fazem parte da comissão representantes de diferentes categorias profissionais e de serviços de saúde.
Todas as reuniões do grupo serão a portas fechadas e o primeiro encontro está marcado para as 16 horas desta quinta, quando as informações acerca do fato que levou a paciente a óbito na última terça-feira (23) passarão a ser analisadas e discutidas. Serão verificados documentos, imagens e áudios com o intuito de esclarecer o episódio e verificar se houve qualquer tipo de erro de conduta ou negligência no atendimento. Em um segundo momento, profissionais da equipe de saúde que atenderam a paciente e familiares que a acompanhavam serão chamados para serem ouvidos e prestarem esclarecimentos.
A SMS informou ainda que já entrou em contato o Conselho Regional de Medicina e com o Ministério Público para relatar o caso. Além disso, todas as informações solicitadas pela Polícia Civil a respeito do atendimento prestado à paciente serão encaminhadas ainda nesta quinta-feira.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
(As informações são da Prefeitura de Curitiba)