Com a proximidade das festas de fim de ano é hora de preparar as malas para sair de viagem. Independente do destino, ou do tamanho do trajeto, os cuidados com a saúde devem ser intensificados no período de férias.
De acordo com o clínico geral da Paraná Clínicas, Marcelo Leme do Prado, as principais queixas de pacientes recém-chegados de viagens são: intoxicação alimentar e queimaduras solares. "Isso acontece por que, geralmente, as pessoas se dão ao direito de cometer alguns excessos enquanto estão de férias", explica o especialista. "A excitação da viagem faz com que elas esqueçam, um pouco, de atitudes básicas, como: cuidar da higiene, tomar água filtrada, passar protetor solar e comer alimentos saudáveis", conta.
Segundo o clínico, ao nos deslocarmos não podemos esquecer que o organismo segue sua própria rotina, que deve ser obedecida. "Se um paciente toma remédios regularmente não pode esquecer-se de levá-los à viagem", diz. "Quem é portador de patologias como úlcera ou diabetes deve se distanciar dos alimentos muito condimentados, ou doces, respectivamente", afirma.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Famílias com crianças precisam ser ainda mais cautelosas. Para a pediatra da Paraná Clínicas, Celina Assahida, o momento mais crítico da viagem é o próprio trajeto. Algumas dicas simples garantem o conforto dos pais e filhos, como:
· Levar água e alimentos suficientes para todo o trajeto, contando com a possibilidade de engarrafamentos;
· Evitar comer em paradas no meio da estrada;
· Levar remédios-chave, para eventuais gripes ou febres;
· Não dar refrigerantes para as crianças no caminho, pois a bebida pode causar dores de barriga;
· Não modificar bruscamente os hábitos alimentares das crianças;
· Levar peças íntimas de roupa e pomadas para assadura.
Atitudes simples como essas podem garantir a sua tranquilidade e de toda a família (com Lide Multimídia - Assessoria de Imprensa).