Não é só o corpo que recebe inúmeros benefícios com a prática de atividade física. Segundo pesquisa americana, o cérebro também é beneficiado com os exercícios regulares. Os aeróbicos podem ajudar na preservação da memória e ainda melhorar as funções cognitivas.
Isso acontece porque as atividades como correr, nadar, pedalar podem aumentar o volume do hipocampo, área do cérebro ligada à regulação da memória e das emoções, com a formação de novos neurônios. Segundo Ana Paula Oliveira, profissional de educação física da Academia Smart Fit/Recife, a prática de atividade física deve estar presente em todas as fases da vida. "Não importa a idade, a prática de exercícios traz benefícios para o corpo e mente de crianças, adultos e idosos", afirma Ana Paula.
A prática de exercícios de alta intensidade pode fazer muito mais do que deixar o corpo em forma. Além de aumentar a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem estar, também aprimora as funções da memória fortalecendo o sistema imunológico e retardando o envelhecimento.