Em atividade há mais de 15 anos nos hospitais universitários, o bancos de leite de Londrina luta para manter os estoques e atender a demanda, mesmo nos meses mais frios do ano quando as doações costumam diminuir.
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário de Londrina é considerado referência no Estado desde 2009, com a certificação Ouro em Excelência em Banco de Leite Humanos. O título que é conferido pelo Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano, desenvolvido pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). A certificação é pelo desempenho e leva em conta a estrutura física, equipamentos, qualificação profissional, produção, entre outros itens de avaliação.
Os cursos que o HU de Londrina oferece são de Controle de Qualidade e o de Manejo do Leite Humano. Além de capacitar, a instituição conscientiza mães da região com palestras, debates em grupo de gestantes, escolas e unidades básicas de saúde.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Atualmente, o banco de leite tem como meta captar 400 litros ao mês para atender com sobra toda a sua procura. No mês de junho, 250 crianças foram atendidas com o leite doado pelas mães em Londrina e região. Números que ainda mantém viva a importância da doação para a comunidade e que ajudaram a atingir o objetivo, em âmbito nacional, da redução de dois terços da mortalidade infantil de até cinco anos.
A diretora do Banco do HU de Londrina, Márcia Bevenuto, enaltece a importância do leite materno, ao afirmar que o leite materno possui nutrientes importantes para prevenir várias doenças como diarreia, pneumonia e algumas alergias. "Sem ele a criança não tem acesso a estes nutrientes essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento", diz.
O leite doado é utilizado para alimentar bebês prematuros ou de baixo peso, que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, ou então aqueles que fazem tratamento na unidade e outras instituições de saúde.
Serviço:
BLH Londrina
(43) 3371-2390.
Avenida Robert Koch, 60. Caixa postal 791, Vila Operária.
Atendimento: segunda a sexta-feira das 9h às 16h.