O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC/UFPR) inaugura nesta quarta-feira (3), às 10h, as novas instalações do Banco de Leite Humano (BLH).
A reforma do BLH, que possui uma área total de 275m², adequou o fluxo de entrada e saída, tanto para pessoal como para o leite cru e processado, de modo a facilitar o trabalho e a atender todas as exigências da Vigilância Sanitária.
Foram incluídos na obra o consultório do enfermeiro (para o atendimento das mães e doadoras), a sala de administração, a sala de recepção e a sala do nutricionista. Além disso, todos os móveis foram trocados.
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Os recursos para a reforma vieram do REHUF (Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais) em um valor total de R$ 366.823,27
Banco de Leite - Os trabalhos de coleta do Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas da UFPR iniciaram em 1978, em uma sala do 3º andar do prédio da maternidade do Hospital. Em 1987, o banco mudou para o 4º andar do mesmo prédio, onde permanece até hoje.
Entre os anos de 1999 e 2000, eram coletados 350 litros por mês. Atualmente, a coleta tem variado de 150 a 250 litros mensais. A expectativa é de que com a reforma seja possível recuperar o volume anterior.
A bebida é destinada, primeiramente, aos nascidos no HC, e o leite excedente pode ser repassado às unidades de Saúde, com vistas aos casos de bebês que não podem ser amamentados pela mãe.
O Hospital de Clínicas conta com a ajuda de campanhas e, ainda, faz coleta domiciliar, que é a principal fonte de entrada de leite no BLH. Já a coleta interna é voltada às mães com excesso de leite, que manifestem vontade e necessitem doar.